Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2000 - 17h35

Velhas fórmulas dominam programação da TV no fim de ano

Publicidade

da Folha de S.Paulo
em São Paulo e no Rio de Janeiro

"Especial Roberto Carlos", retrospectiva, "Show da Virada". A Globo concilia a mesmice com uma só novidade, a série "Brava Gente", com oito comédias baseadas em contos e peças. O projeto tem coordenação geral de Guel Arraes e conta com diretores e autores que atualizaram os textos.

Entre os episódios, figuram "Um Capricho", de Arthur Azevedo, que foi adaptado por Alcides Nogueira. Herval Rossano dirige. É sobre uma mulher que só aceita se casar com seu pretendente se ele ficar famoso. "O Casamento Enganoso", de Cervantes, recebeu nova roupagem de Walcyr Carrasco e direção de Walter Avancini. Trata-se de um casal que tenta dar golpe do baú um no outro.

"O Condomínio", de Luís Fernando Verissimo, é a história de um ex-preso político, João (Murilo Benício), que se muda com a mulher e o filho para um condomínio fechado. Lá, seu filho faz amizade com um vizinho. Logo, João descobre que o pai do amigo de seu filho foi seu torturador (Luís Melo). Jorge Furtado adaptou e Guel Arraes dirigiu.

A peça "O Santo e a Porca", de Ariano Suassuna, foi adaptada por Adriana Falcão. Ela se passa numa cidade nordestina, onde Eudoro (Rogério Cardoso) envia uma carta a um comerciante (Marco Nanini), pedindo o seu "maior tesouro", ou seja, a mão de sua filha em casamento, mas o comerciante pensa que ele está é de olho em sua fortuna.

"Um Edifício Chamado 200", de Paulo Pontes, fala de um fanático por loteria esportiva, que, ao receber um palpite, pede à mulher (Cláudia Raia) e à ex-amante (Bianca Byington) que façam a aposta. O desfecho se mostrará surpreendente.

Em "Enquanto a Noite Não Chega", de Josué Guimarães, o coveiro de uma cidade abandonada mantém duas sepulturas abertas, à espera de que os dois últimos moradores do local morram e ele possa se mudar. "Meia Encarnada Dura de Sangue", de Lourenço Cazarré, é a história de um craque que vende seu passe ao clube rival. A direção é de Guel Arraes. Por fim, "Palace 2", baseado no livro "Cidade de Deus", de Paulo Lins, fala de dois garotos que decidem roubar um portão para ir a um show. Os episódios de "Brava Gente" duram de 25 a 30 minutos.

No resto, a Globo repete atrações de anos anteriores. Na noite de réveillon, traz o "Show da Virada", com Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Lulu Santos, entre outros. O show de Roberto Carlos será transmitido no dia 21. O Globo Repórter terá edições especiais. No dia 22, o programa é sobre o Pantanal e, no dia 29, vai ao ar uma retrospectiva do ano.

Ana Maria Braga exibirá no "Mais Você", entre os dias 18 e 22, reportagens que fez em Nova York, sobre a decoração de Natal da cidade. O "Sai de Baixo" terá participação especial de Jô Soares no programa do dia 24, e, no dia 31, de Cláudia Raia, Marcelo Faria e Jorge Fernando.

As demais emissoras convocaram todos os nomes de peso em seu cast para reforçá-las neste final de ano. É o caso da Record, que traz o programa especial com Fábio Jr., "As Janelas da Cidade", em que várias histórias natalinas são protagonizadas pelo ator-apresentador. A emissora oferece ainda um "Natal Tropical", com Eliana, em que a apresentadora vai ao Nordeste. Lá, descobre que Papai Noel resolveu transferir sua produção de brinquedos para o Brasil.

Além desses, há também "Grandes Mágicos do Brasil", megashow com ilusionistas gravado no parque Hopi Hari, apresentado por Adriane Galisteu. Por fim, há o "Família Record", inspirado na antiga "Família Trapo", conta com Raul Gil, Gilberto Barros, Claudete Troiano, Adriane Galisteu, Eliana e Fábio Jr., entre outros do elenco da emissora. Eles vivem os tipos engraçados que habitam uma típica residência brasileira.

O SBT terá Hebe Camargo comandando dois programas especais. O que vai ao ar no dia 25 foi gravado em um cruzeiro entre Santos e Buenos Aires. Em 1º de janeiro do ano que vem, a emissora mostrará uma edição "nostálgica" do programa "Hebe", com os melhores momentos da apresentadora no SBT. Ela completa 15 anos de casa em 2001.

Ainda que exiba tradicionais especiais de Natal do "TV Fama" e do "Superpop", a Rede TV! também inova ao programar um "Réveillon com Forró", especial dedicado aos maiorais do gênero.

A Bandeirantes optou pelo convencional, oferecendo show com Rita Lee, com a participação de Caetano Veloso e Paula Toller, entre outros. Além desse, haverá um show com Luciano Pavarotti e convidados e um concerto de Natal com a soprano Barbara Hendricks.

A Cultura, emissora costumeiramente sóbria, poupou o seu elenco no fim de ano, preferindo apostar em atrações como o concerto "Paixão Segundo São João" (dia 23, às 23h), gravado no Municipal de São Paulo, em homenagem aos 250 anos da morte de Bach, e em uma edição natalina do programa 'Viola, Minha Viola' (também no dia 23, às 21h).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página