Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2000 - 18h18

Produtora quer parceiros internacionais para documentários

Publicidade

FABIO DANESI ROSSI
da Folha de S.Paulo

Há quatro anos, os irmãos Maurício e Fernando Dias criaram a produtora Grifa, para retratar em documentários a cultura e as curiosidades do Brasil. Já produziram 30 filmes, entre eles "Baleias em Abrolhos" e "No Caminho da Expedição Langsdorff", veiculados em canais de TV paga e na TV Cultura.

Para 2001, a Grifa pretende investir em parcerias com emissoras internacionais. "Elas estão carentes de conteúdo, e a América Latina é um lugar inexplorado. Todo mundo já viu documentários sobre elefantes, mas quem conhece os hábitos do tamanduá? O Brasil não é um país sem memória, e sim sem registro", diz Maurício. Além de novos documentários, a produtora planeja um programa para jovens e um longa-metragem ("500 Almas"). Saiba o que vem por aí:

ZERO
Com estréia marcada para março de 2001 no canal Multishow, mostrará os jovens aos jovens, "sem fazer discursos, sem ensinar, exibindo a realidade como ela é", nas palavras de Carol Kotscho, idealizadora do programa.

MAPAS URBANOS 2
O primeiro começou a ser exibido em 98, pelo GNT. Criada por Daniel Augusto, a série apresentou três cidades brasileiras pela ótica de poetas e compositores. Sua continuação abordará as cidades de Recife e Belo Horizonte. "É um filme sobre a cidade, a palavra e a palavra "cidade"", define Daniel. Em Recife, ele entrevistou músicos como Otto, Lenine e Antônio Nóbrega e colheu o último depoimento filmado do poeta Jorge Wanderley. Em Belo Horizonte, a palavra (e as canções) fica a cargo de Samuel Rosa, da banda Pato Fu e do poeta Sebastião Nunes, entre outros.

ROGÉRIO: VIDA DE MÚSICO
Esse documentário traçará, a partir da vida de Rogério Duprat, a evolução da cultura brasileira nas últimas três décadas, com músicas e depoimentos de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque. A direção é de Pedro Vieira.

AO SUL DA PAISAGEM - PARTE 2
A ser exibido em março pela DirecTV, os três novos episódios de "Ao Sul da Paisagem", série dirigida por Paschoal Samora, continuarão a mostrar as paisagens da região Sul do Brasil, interpretadas por personagens da região.

FORDLÂNDIA
Pouca gente sabe, mas em 1928 Henry Ford construiu uma cidade em plena selva amazônica. Conhecida como Fordlândia, ela possuía cinema, água encanada e até um campo de golfe. Desativada em 44, a cidade ainda existe, embora deteriorada, com uma população de cerca de 800 pessoas. O documentário contará a história do lugar, com direção de Maurício Dias e supervisão de Marinho Andrade, autor do projeto. "Cada janela, cada esquina de Fordlândia tem uma história. Meu sonho é revitalizá-la", diz Marinho. Ivan Lins foi convidado para a trilha sonora, supervisionando uma equipe de músicos brasileiros e norte-americanos.

BRASIL DA PRÉ-HISTÓRIA
Fazendo um estudo topográfico, o mergulhador e cinegrafista subaquático Tulio Schargel encontrou o primeiro sítio paleontológico submerso do país. "A gente estava numa caverna há 70 metros de profundidade, quando nos deparamos com a ossada de um preguiça gigante, de 10 ou 12 mil anos atrás", conta Schargel. Co-produzido pelo francês Yves Jeanneau, o documentário registrará a operação que coletará a ossada e a recriação, em animação, desse animal pré-histórico.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página