Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 15h15

Mostra do Redescobrimento chega ao Maranhão no próximo dia 19

Publicidade

da Folha Online

Divulgação
Veja mais imagens
Peça do módulo Barroco
A Mostra do Redescobrimento, que celebra os 500 Anos do Descobrimento do Brasil, chega no próximo dia 19 a São Luís (Maranhão), a primeira cidade do país a receber a versão completa da maior exposição de arte brasileira depois de São Paulo.

São Luís abrigará a Panorâmica, uma reunião de todos os módulos da exposição, que reuniu quase 1,9 milhão de pessoas em São Paulo.

Alguns módulos estão atualmente sendo exibidos em Brasília e no Rio de Janeiro.

A versão maranhense da Mostra do Redescobrimento estará num espaço de 1.800 metros quadrados do Convento das Mercês, que abrigará a Panorâmica em São Luís até 18 de março de 2001.

O Convento das Mercês fica no Centro Histórico de São Luís e seus pátios serviram de cenário para o famoso "Sermão de São Pedro Nolasco", do Padre Antônio Vieira, em 1660. O prédio, que serviu também de quartel para a Força Pública e a Cavalaria do Maranhão de 1905 a 1989, foi erguido no século 17 por frades da Ordem dos Mercedários e passou por uma profunda reforma e restauração há 12 anos, guardando-se todas as suas características arquitetônicas.

"O Brasil inteiro está no Maranhão", diz Edemar Cid Ferreira, presidente da Associação Brasil+500. "Cada edição do evento só se justifica se entrar em diálogo com o lugar onde se aloja."

As reservas timbiras se destacam, por exemplo, no módulo Artes Indígenas, e obras como Iracema, de José Maria de Medeiros, de 1881, do módulo Século 19, reforçam a temática.

O contexto histórico dos sermões do Padre Antônio Vieira no Maranhão estão também na produção artística das imagens religiosas do Barroco, com obras de Aleijadinho e Mestre Miranda.

Já a riqueza arqueológica do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é representada no módulo Arqueologia.

Joseph Leon Righini traz seu Olhar Distante com o quadro "São Luís às Margens do Maranhão", de 1863.

Já o poeta Ferreira Gullar, um dos mais ilustres filhos da capital maranhense, traz o contemporâneo, com a obra "Lembra", do módulo Arte do Século 20.

No próximo sábado, dia 16, um jantar para convidados vai abrir oficialmente a Mostra do Redescobrimento no Maranhão. O público verá a Panorâmica a partir do dia 19.

O Convento das Mercês fica na rua das Palmas, 502, no bairro do Desterro, e ficará aberta das 9h às 20h de terça a sexta-feira, e das 11h às 20h aos sábados e domingos.

  Veja galeria de fotos da Mostra do Redescobrimento
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página