Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2000 - 19h41

Escritor Gunter Grass lança livro em defesa de ciganos

Publicidade

da Deutsche Welle

O escritor alemão Günter Grass apresentou nesta quinta-feira, em Göttingen, na Alemanha, seu novo livro, "Ohne Stimmen - Reden zu Gunsten des Volkes der Roma und Sinti" ("Sem Voz - Discursos em Favor dos Povos Ciganos"). "Os ciganos constituem a maior minoria étnica da Europa, mas não têm voz", disse o escritor, reivindicando para eles uma representação no Parlamento Europeu e a inclusão do idioma romani como matéria curricular.

O livro, de 95 páginas, lançado pela editora Steidl, com tiragem de 10 mil exemplares, contém três discursos do autor. Um feito por ocasião da inauguração da Fundação Romani, criada por ele em 1997, o segundo feito perante o Banco Europeu de Investimento e o terceiro no Conselho da Europa. Os dois últimos foram feitos este ano.

Lembrando as perseguições aos ciganos durante o período nazista e mais recentemente na região dos Bálcãs, durante a guerra de Kosovo, Grass defende que é chegada a hora de apoiar os povos ciganos e preservar sua cultura.

Mesmo reconhecendo que os próprios ciganos resistem em escrever textos em seu idioma - para manter seu caráter de "língua secreta" - o escritor conclamou a Universidade de Göttingen a instituir uma cadeira para o ensino do romani.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página