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17/12/2000 - 11h17

Artistas investem em tudo para não serem esquecidos

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CLÁUDIA CROITOR
da Folha de S.Paulo

Responda rápido: qual é o nome do programa que Suzana Werner apresenta na TV? E Angelita Feijó, quem é e de qual programa participou? Qual foi a última vez que a Tiazinha apareceu na televisão? É pouco provável que o leitor saiba as respostas, já que Suzana Werner apresenta um programa semanal de meia hora no canal pago Sportv, o "Su-Real", Angelita Feijó foi afastada em outubro do "Bola na Rede", da Rede TV!, e Tiazinha, personagem de Susana Alves, já teve seu programa extinto há quase sete meses.

Mesmo assim, com certeza você deve ter ouvido ou lido em algum lugar que a ex-namorada de Ronaldinho está com um "novo amor", que Tiazinha foi para a Índia e está de cabelos cortados ou que Angelita Feijó deu uma festa beneficente.

Se o programa está com pouca audiência ou nem existe, ninguém mais menciona o nome do artista nas colunas de fofoca ou há tempos não aparece uma foto sua nas revistas "vips", o segredo é contratar uma boa assessoria de imprensa para conseguir um fator imprescindível no "mundo artístico": aparecer.

E, para conseguir isso, vale tudo, ou quase. A regra número um para quem quer "ser visto" é ir a eventos. Desfiles beneficentes, inaugurações, lançamentos, premiações. E ficar, de preferência, sempre onde estão os fotógrafos.

"Um artista, especialmente quando não está participando de nada na TV, não pode perder o elo com a mídia, precisa lembrar aos outros, inclusive aos diretores de TV, de que existe", diz o assessor de imprensa Edgard Ribeiro Júnior. "Para isso, a melhor coisa é frequentar festas e eventos. Mas com cuidado para não virar "arroz-de-festa"."

De fato, os assessores concordam que estar em todos os eventos chega a pegar mal. "A Suzana Werner, por exemplo, vai a tudo o que é evento. Não tem como não aparecer. Mas pega mal, é preciso selecionar", recomenda outra assessora.

Outra jogada infalível é namorar. De preferência, alguém famoso -e, no início, esconder que está namorando, "fugir" dos fotógrafos, mas, "sem querer", beijar em um lugar público. Para os que já namoram há um bom tempo ou são casados -e, portanto, deixaram de ser notícia nesse quesito-, o truque é justamente o contrário: separar, brigar, trair, nem que seja só de mentirinha.

Um caso clássico, que ocorreu recentemente, foi o que envolveu a atriz Carolina Ferraz. Namorando há mais de um ano com o ator Murilo Benício, Carolina havia deixado de ser frequentadora assídua de capas de revistas e andava "sumida" (sua última participação na TV foi em "Pecado Capital", no ano passado).

Foi só espalhar para toda a imprensa que havia se separado do rapaz que a atriz voltou a frequentar as colunas de fofocas e páginas de revistas -e foi na capa de uma delas, aliás, que ela se "reconciliou" com Benício, "flagrada" aos beijos com ele em Nova York.

Mesmo não havendo namoro, nem intenção, há quem apele, como a atriz Patrícia de Sabrit, que, embora sem ser questionada, passou a dizer aos jornalistas que queria desmentir "boatos desagradáveis de que ela estaria namorando o cantor Ricky Martin". Só que ninguém tinha ouvido falar nos boatos.

Inventar ou reciclar eventos também pode dar resultado. Suzana Alves, que há meses amarga a "geladeira" na Band, chegou a lançar quatro vezes a mesma linha de bijuterias, só para ter o que passar para a imprensa.

Mas chega uma hora em que o artista ou candidato a artista já fez tudo isso e ainda precisa manter-se na mídia. A dica então é simples: contratar uma assessoria de imprensa para divulgar tudo, absolutamente tudo o que acontece.

"Nosso papel é fazer pequenas coisas, sem importância, virarem notícia", conta Anamaria Lattes, que assessora Astrid e Serginho Groisman, entre outros.

Por pequenas coisas, entenda-se qualquer coisa. Para tentar um espaço nos jornais e revistas, vale divulgar notas como: "Patrícia de Sabrit adorou sentir-se "grávida" ao usar uma barriga falsa para gravar a novela e passou a desfilar pelos corredores da Record com a barriga"; "Vanderson, de "No Limite", participou de desfile beneficente na Bahia"; "Tânia Alves está muito contente com sua casa nova"; "Astrid come abará em Salvador"; "Nani Venâncio vai a Minas prestigiar o show de seu irmão, da dupla Venâncio & Vinícius".

Há exemplos piores, como o da assessoria de imprensa de Lu Barsotti (quem?), que enviou uma nota à imprensa dizendo que a apresentadora estava com "medo de sequestro" porque sua vizinha em Rio Claro havia sofrido uma tentativa de sequestro relâmpago.

O fim de ano é também uma ótima oportunidade para aparecer. Uma dica é deixar "vazar" para a imprensa onde irá passar o réveillon. No ano passado, Suzana Alves -ela, de novo- divulgou que queria passar a virada do ano 2000 isolada, em uma cidade de Goiás, para "meditar". E ela estava tão "isolada" que uma foto sua enquanto "meditava" saiu em toda a imprensa no dia seguinte.
 

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