Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2000 - 12h05

Livros e exposições põem mineiros no eixo

Publicidade

FABIO CYPRIANO
da Folha de S.Paulo

O Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) transforma-se, a partir de hoje, em território mineiro. Os artistas contemporâneos Marcos Coelho Benjamim, José Bento e Fernando Lucchesi lançam livros e expõem suas obras, com a bênção do escultor conterrâneo Amilcar de Castro, que assina uma poesia na abertura de cada publicação.

Aliás, as obras dos três artistas, apesar de trabalharem com materiais distintos, possuem grande semelhança com a obra geométrica de Amilcar.
"Temos um certo construtivismo em comum, acho que é porque nós mineiros precisamos construir algo que nos transporte de nossa paisagem", diz Bento.

Os três livros têm organização e autoria da crítica de arte Aracy Amaral, com bibliografias preparadas por Regina Teixeira de Barros. "A exposição foi preparada para iluminar o lançamento dos livros", conta Amaral, que também faz a curadoria da mostra. "Foram selecionadas obras que representam uma síntese da produção dos artistas nos anos 90."

Os três apresentam obras de grande porte, mas também peças em pequena escala, características que unem o trabalho dos artistas.

Benjamim reapresenta sua obra, que esteve na Mostra do Redescobrimento, um grande círculo composto por pedaços de pedra São Tomé. "É uma obra mutante, que se adapta a cada espaço de uma maneira diferente", diz.

Já o artista José Bento comparece com obras que trabalham com medidas. Imensos rolos feitos de pequenos pedaços de madeira -um deles chega a pesar 3 toneladas, com 200 metros de extensão- e grandes pedaços de troncos de madeira -cortados a partir de referências a partes do corpo de Bento- questionam a noção de tempo e memória.

Finalmente, Fernando Lucchesi apresenta seis grandes telas, além de pequenos oratórios, na visão de Amilcar "puro sonho".

Exposição e lançamento de livro: Marcos Coelho Benjamim, José Bento e Fernando Lucchesi
Onde: MuBE - Museu Brasileiro de Escultura (r. Alemanha, 221, tel. 3081-8611)
Quando: abertura e lançamento dos livros hoje, às 20h; exposição de ter. a dom., das 10h às 19h. Até 11/2
Quanto: entrada franca
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página