Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2000 - 19h05

Racionais MC's se rende à mídia, mas continua radical

Publicidade

CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

Ice Blue - um dos integrantes e empresário do grupo de rap Racionais MCs - e Primo Preto - do selo Black Groove, gravadora do grupo - deram uma entrevista coletiva hoje à tarde, em São Paulo, para falar sobre o festival Millenium Rap.

A entrevista sinalizava que alguma coisa tinha mudado desde que o grupo parou de fazer shows, há um ano, afinal, a aversão à mídia era uma verdadeira marca do grupo. Mas não foi bem assim. Depois de uma chá de cadeira de duas horas nos jornalistas, Ice Blue e Primo Preto atiraram para todos os lados. Não pouparam críticas ao rap, às gravadoras, à Rede Globo, à dupla Sandy e Jr., ao Rock in Rio e até a eles mesmos.

Blue e Primo Preto estão divulgando o festival que acontece no dia 13 de janeiro, em São Paulo, e que vai reunir cinco grupos nacionais e dois internacionais. Racionais MC'S, Xis, Thaíde e DJ Hum, Marcelo D2, 509-E, Bone Thugs and Harmony e Lost Boyz, são as atrações do evento.

Primeiro evento organizado pela recém-inaugurada produtora Groove Brothers - parceria entre Blue e Primo Preto - a idéia do projeto nasceu em 1998 e é resultado do trabalho que Primo Preto vem fazendo à frente da produção de shows para várias bandas de rap.

O símbolo $ que aparece no logotipo da produtora não está lá por acaso. "O rap tem que parar com muita conversa e começar a fazer", diz Blue. "O rap só vai trazer patrocinadores e chegar a outras camadas sociais quando fizer megaeventos como esses", completou Primo Preto.

Realizado na mesma semana do Rock in Rio 3, eles garantem que a escolha da data foi mera coincidência. "Depois que ficamos sabendo não íamos mudar de data só por causa do Rock in Rio", disseram.

Se eles têm medo de perder espaço na mídia por causa do Rock in Rio? "Não, afinal a mídia nunca deu muito espaço para o rap que também nunca necessitou da mídia". E não poupam críticas ao festival do Rio. "Se o Rock in Rio queria fazer um festival com conteúdo, tinha que ter colocado o rap".

Mas não é só a mídia que eles continuam esnobando. Sem patrocínio, eles dizem que "estão fazendo o fetival sozinhos para mostrar que o rap tem potencial.

E o que mudou afinal? Assim como a relação com a mídia está mais estreita eles também dizem que estão abertos a patrocínios, "desde que não comprometam o evento e as idéias". Ou seja, a nova postura adotada por Ice Blue, Primo Preto e Racionais é o fato de que agora eles estão buscando parcerias para fazer melhor e com maior retorno o que sempre fizeram, desde que continuem ditando as regras.

Os valores investidos para a realização do festival eles não revelam, mas o retorno deverá ser considerável. A Groove Brothers pretende realizar mais dois eventos do mesmo porte para o ano que vem. Um deles será o lançamento do CD do Racionais MCs, que deverá ser lançado entre março e abril.

Ao contrário da polêmica criada no Rock in Rio por causa da hierarquia na apresentação das atrações, no Millenium Rap ninguém "abre para ninguém". "Vamos mesclar as bandas nacionais com as internacionais. Pra ter uma idéia, Thaíde e DJ Hum vão fazer o primeiro show da noite", disse Primo Preto.

Um evento em um estádio de futebol também faz parte dos planos da produtora. "O rap tem público pra isso", diz Blue. "E não adianta a mídia fechar o olho para nós porque o rap é a música do momento", afinal, "o que tem de música hoje? Sandy e Jr?"

"Quer falar mais alguma coisa aí mano?"
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página