Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/12/2000 - 04h06

"A Noite dos Desesperados" debate exploração dos limites humanos

Publicidade

da Folha de S.Paulo

"People are the ultimate spectacle" -as pessoas são o espetáculo definitivo-, dizia o slogan do filme "They Shoot Horses, Don't They?" (69), de Sydney Pollack. A produção, indicada a nove Oscars, se inspirava no livro homônimo de Horace McCoy, de 35.

"A Noite dos Desesperados", o livro, chegou ao Brasil pela primeira vez em 47, numa edição da gaúcha Livraria do Globo, em versão para o português feita por Erico Verissimo.

Agora, ganha nova tradução, que marca o início das atividades de uma nova editora, a Sá, criada por Eliana Sá, ex-editora da Globo. Os projetos gráficos ficarão a cargo de Hélio de Almeida, especializado em design editorial.

A nova editora pretende editar e republicar obras de cunho jornalístico. O livro escolhido para abrir o catálogo se enquadra na proposta por questionar um assunto muito em voga hoje: a exploração dos limites humanos como espetáculo.

"A Noite dos Desesperados" conta a história de um casal de aspirantes a astros de Hollywood, em plena Depressão dos anos 30, que resolve disputar US$ 1.000 em uma maratona de dança. A narrativa é contada em "flashback" a partir do julgamento de Robert pelo assassinato de sua parceira de dança, Gloria.

Um debate -do qual participam os jornalistas Gabriel Priolli, diretor da TV PUC, Nelson Ascher, articulista da Folha, e Renato Pompeu, tradutor do livro- explorará o paralelo entre a obra e os "reality shows" de hoje, como "No Limite".

Durante o lançamento, serão exibidos ainda trechos em vídeo do filme, estrelado por Jane Fonda e Michael Sarrazin.
(FRANCESCA ANGIOLILLO)

Livro: A Noite dos Desesperados
Autor: Horace McCoy
Tradução: Renato Pompeu
Editora:
Quanto: R$ 18 (160 págs.)
Lançamento: hoje, às 18h30, com o debate "Quando o Limite Vira Espetáculo" e a exibição de trechos do filme "A Noite dos Desesperados", de Sidney Pollack
Onde: livraria Cultura (shopping Villa-Lobos - av. Nações Unidas, 4.777, tel. 0/ xx/11/3024-3599)
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página