Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2000 - 04h35

"Manon" é destaque no Festival Amazonas

Publicidade

KÁTIA BRASIL, da Agência Folha, em Manaus

A ópera "Manon", de Massenet, encenada pela última vez no Brasil nos anos 40, será um dos destaques do 5º Festival Amazonas de Ópera de 2001, em Manaus.

A montagem está na programação do festival, que acontece de 22 de abril a 23 de maio. "Manon" será apresentada em 16, 18 e 20 de maio, no teatro Amazonas.

"Manon" é uma ópera muito bonita e rarissimamente montada. Em Manaus, a protagonista será Rosana Lamosa", disse o maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico do festival. A concepção e direção cênica de "Manon" será do inglês Aidan Lang.

Constam também da programação do festival as montagens de "La Bohème", de Puccini (24, 26 e 28 de abril, no teatro Amazonas), "A Ópera dos Três Vinténs", de Weill e Brecht (4 e 6 de maio, no Ideal Clube) e a "A Flauta Mágica", de Mozart (12, 17 e 19 de maio, no hotel Tropical).

A abertura do festival será no anfiteatro da Ponta Negra, com a orquestra Amazonas Filarmônica, regida pelo maestro Malheiro. Segundo o secretário de Cultura do Estado, Robério Braga, a antecedência do anúncio da programação permitirá que as agências de turismo ganhem tempo para colocar à venda os pacotes turísticos nacionais e internacionais.

Braga disse que o governo do Estado alocou R$ 750 mil do orçamento total de R$ 1,2 milhão previsto para o festival. A direção está a cargo de uma empresa privada, como ocorre desde 1997.

Há três anos, o governo vem formando dançarinos e músicos e conta hoje, para a montagem das óperas, com o Corpo de Dança do Amazonas, as orquestras Filarmônicas, de Violões e Popular, e com o coral lírico. "O festival abriu espaço para os novos cantores e músicos", disse Malheiro.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página