Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2000 - 04h23

Globo não se guarda para quando o Carnaval chegar

Publicidade

CRISTIAN KLEIN, da Folha de S.Paulo

A Globo botou gás na sua programação e minimizou as reprises, preparando um começo de 2001 atípico, cheio de novidades. A emissora fará em média um lançamento por semana, num prazo de dois meses. Ao todo, serão oito novos programas produzidos pela casa.

No próximo dia 9, estréia a minissérie "Os Maias", uma superprodução de 44 capítulos que custou quase R$ 10 milhões. A história é baseada no romance homônimo do escritor português Eça de Queirós e tem como protagonistas Ana Paula Arósio e Fábio Assunção, que se apaixonam e descobrem ser irmãos.

A nova novela das sete, "Um Anjo Caiu do Céu", entra no ar no dia 22. O foco da trama é o mundo da moda, com toques cômicos e sobrenaturais de um anjo desastrado (Caio Blat). É ele quem desce à Terra para salvar a vida do fotógrafo internacional João Medeiros (Tarcísio Meira), pedindo em troca que o sujeito dê mais atenção à sua família.

Medeiros tem duas filhas (Patrícia Pillar e Deborah Evelyn) de seu casamento com Naná (Renata Sorrah), dona de uma butique, e outra filha (Deborah Falabella), fruto de uma escapadela com a cunhada Laila (Christiane Torloni), diretora de uma faculdade de moda.

O programa de maior repercussão da Globo em 2000, "No Limite", terá sua segunda versão, com 12 novos participantes, a partir do dia 28. Serão oito episódios (quatro antes e quatro depois do Carnaval). O prêmio para o vencedor continua sendo de R$ 300 mil. Continua também o segredo em torno do local da competição. A emissora divulgou apenas que será na região Centro-Oeste.

Nesse mesmo domingo, depois de "No Limite 2", o ex-VJ da MTV, Cazé, finalmente fará a estréia de seu programa de auditório, no qual o público vai poder participar em casa, pela Internet. O título provisório é "Ilustre Desconhecido".

A próxima novela das oito, "Porto dos Milagres", começa a ser exibida em 5 de fevereiro e traz um clima de realismo mágico. A história se passa numa vila de pescadores, em que os moradores são influenciados por Iemanjá. A novela, escrita por Agnaldo Silva e Ricardo Linhares, é inspirada em dois livros de Jorge Amado: "Mar Morto" e "A Descoberta da América pelos Turcos".

Os primeiros oito capítulos contam como o industrial Félix (Antônio Fagundes) deu o golpe no irmão Bartolomeu (também interpretado por Fagundes), tornando-se rico. Vinte anos depois, Félix descobre que seu irmão deixou um herdeiro, Guma (Marcos Palmeira), fruto de uma relação com uma prostituta (Letícia Sabatella). Guma é criado pelo pescador Frederico (Maurício Mattar) e sua mulher, Eulália (Cristiana Oliveira).
Gravado por Gal Costa, o tema de abertura foi composto por Dorival Caymmi.

Ainda em fevereiro, está prevista a estréia de "A Grande Família", remake do humorístico de Oduvaldo Vianna Filho que fez história na década de 70, na própria Globo. Na família de suburbanos estarão Marieta Severo, Marco Nanini, Rogério Cardoso, Pedro Cardoso, entre outros atores. O programa vai ao ar às terças-feiras, durante as férias do pessoal do "Casseta & Planeta".

Em 12 de março, a próxima trama das seis, "Estrela Guia", marca o lançamento de Sandy como protagonista de uma novela. A cantora fará o papel de Cristal, uma menina riponga que descobre o mundo exterior após sair da comunidade alternativa onde foi criada. Ela formará um triângulo amoroso com seu padrinho (provavelmente Guilherme Fontes) e a namorada dele (Carolina Ferraz).

Na programação infantil, o grande destaque de 2001 é a volta do "Sítio do Pica-Pau Amarelo", ainda sem data de estréia. Os personagens receberão uma nova roupagem. Zezé Motta fará Tia Nastácia, e Nicete Bruno encarnará Dona Benta.

Fora da linha de produção da casa, a Globo exibirá o "Festival Nacional", com sete filmes da recente safra do cinema brasileiro. Os destaques são "Amor & Cia", de Helvécio Ratton, "For All", de Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz, e "Orfeu", de Cacá Diegues. O festival vai ao ar de amanhã ao próximo domingo.

Até o fim do ano, devem estrear as novas novelas de Sílvio de Abreu, no horário das sete, e Glória Perez, no das oito, que abordará o tema da clonagem humana e tem o título provisório de "O Clone".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página