Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/01/2001 - 02h37

Juliette Binoche é estrela de novo filme

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Quando Walter Salles terminar a pós-produção de "Bolandeira", em julho, mal vai ter tempo para arrumar as malas. Em agosto, já deverá estar na Itália, onde vai rodar o novo filme "The Assumption of the Virgin", um roteiro de Anthony Minghella. "Prometi a mim mesmo que nunca mais faria isso, duas produções em tão pouco tempo, mas não tem jeito."

O filme será estrelado por Juliette Binoche, no papel de Lucrezia Buti, uma freira que, contra a sua vontade, é obrigada a posar para o pintor renascentista Fra Fillippo Lippi, ainda sem ator definido. Os dois se apaixonam e têm um filho, o que vai torná-los alvo da Inquisição. Os demais atores já escolhidos são Geoffrey Rush, Clöe Sevigni e Vanessa Redgrave, esta se as datas coincidirem.

"É uma história sobre a integridade dos sentimentos", conta Salles. A produção é da mulher de Minghella, Carolyn Choa, em parceria com a BBC Filmes e a Mirage, de Sidney Pollack.

Até agosto, Salles participa também da elaboração de outro roteiro, este produzido por Robert Redford, que deve ser filmado em 2002: "Diários de Motocicleta".

"Pretendo realizá-lo rapidamente, em 16 milímetros, com a câmera na mão e uma equipe do tamanho de "Terra Estrangeira". Aliás, gostaria mesmo de fazer o filme com a equipe de base de "Terra'", diz Salles.

O filme é baseado nas cartas que Che Guevara enviou à sua mãe e a amigos quando, aos 22 anos, realizou uma viagem de motocicleta pela América Latina, com o amigo Alberto Granada. "Trata-se da história do descobrimento da geografia física e humana da América Latina, do desvendamento de uma vocação", diz o cineasta. E resume: "Será uma mistura de "Easy Rider" e "O Capital'".

"Tentei solucionar os projetos futuros de acordo com a qualidade do roteiro e com a possibilidade de manter um trabalho independente. A exemplo do que aconteceu com "Central do Brasil" e "O Primeiro Dia", gostaria de continuar alternando projetos mais rigorosos com projetos feitos em regime de urgência", diz.

Para ser filmado no Brasil, ainda sem data definida, outro projeto faz os olhos de Salles brilharem. Ele pretende adaptar para o cinema "A Velha Dama Indigna", de Bertolt Brecht, que será estrelado por Fernanda Montenegro. "Acho um ótimo ponto de partida para falar do abismo entre as classes sociais no país." (FCY)


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página