Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2001 - 05h19

DVD se populariza com artistas internacionais

Publicidade

TONINHO SPESSOTO, da Folha de S.Paulo

O DVD, antes um sonho de consumo distante para boa parte da população, transformou-se na grande vedete do Natal de 2000, devido à queda do preço dos aparelhos. O toca-discos de áudio e vídeo digital, que há seis meses custava cerca de R$ 1.200, era encontrado em dezembro último por até R$ 700, financiados.

De olho no potencial desse mercado, distribuidoras de vídeo e gravadoras soltaram centenas de títulos. A área musical foi uma das mais beneficiadas. Se antes o VHS não "pegava" entre os aficionados, com o DVD a situação se inverteu. A qualidade de som e imagem, bem superior à das velhas fitas, foi o fiel da balança. Em termos de gênero, o pop internacional predominou.

A Top Tape lançou nas últimas semanas um pacote respeitável. O abre-alas é o show "Supernatural", do guitarrista mexicano Carlos Santana. Gravado em 99, o DVD traz Santana ao lado de convidados como Sarah McLachlan e Rob Thomas, em canções do álbum "Supernatural", que faturou nove Grammy.
Entre elas, "Smooth", "Angel" e "Maria Maria", além de um medley com os clássicos "Oye Como Va" (do percussionista porto-riquenho Tito Puente, morto em 2000) e "Gypsy Queen". Como bônus, cenas de bastidores, entrevista com o músico e os clipes de "Smooth", "Corazón Espinado", "Maria Maria" e "Put Your Lights On".

"Hell Freezes Over" é o concerto produzido pela MTV, em 94, que marcou a reunião dos Eagles. Eles recriam hits como "Hotel California" em novos arranjos e trazem a inédita "Learn to Be Still". Como bônus, "Seven Bridges Road", em áudio DTS, que requer uso de decodificador.

O compositor, arranjador e maestro Burt Bacharach, redescoberto nos anos 90 graças ao Oasis e aos filmes da série "Austin Powers", é reverenciado em "One Amazing Night", tributo gravado há três anos. Convidados como Sheryl Crow, Elvis Costello, Chrissie Hynde, Dionne Warwick, o ator Mike Myers e as bandas Barenaked Ladies e Ben Folds Five interpretam clássicos como "Close to You", "Walk on By" e "Raindrops Keep Fallin" on My Head". O próprio homenageado participa de todas as músicas.

Sheryl Crow, uma das atrações do Rock in Rio, é a estrela de "Rockin" the Globe Live", show gravado durante a turnê "The Globe Sessions", de 98. Ela canta sucessos como "All I Wanna Do" e "If It Makes You Happy".
Os outros títulos do pacote da Top Tape trazem Peter Frampton ("Live in Detroit", de 99, com hits como "Show me the Way" e "Baby, I Love Your Way", além de uma entrevista), Chaka Khan ("The Jazz Channel Apresenta Chaka Khan", especial da Black Entertainment Television, com a cantora soul em standards como "My Funny Valentine" e "I'll Be Around", mais entrevista e discografia completa), James Brown ("Live from the House of Blues", com clássicos como "Living in America", "I Feel Good" e "Papa's Got a Brand New Bag"), Carole King ("In Concert", registrado em 94, com canções como "It's Too Late", "You've Got a Friend"), Steely Dan ("Two against Nature", com músicas do álbum homônimo de 99) e o show "Divas Live" 99", reunindo Whitney Houston, Cher, Tina Turner e outros, em hits como "Proud Mary", "I Will Always Love You" e "I'm Still Standing".

A EMI entrou oficialmente no mercado brasileiro de DVDs nos últimos dias do milênio, com "The Video Collection", coletânea com todos os clipes de Freddie Mercury, entre eles, "I Was Born to Love You", "The Great Pretender" e "How Can I Go On", este em dueto com a soprano espanhola Montserrat Caballé. Esse DVD vem incluído na luxuosa caixa de dez CDs do ex-vocalista do Queen, que pode ser encontrada ou encomendada nas lojas que trabalham com importados.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página