Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2001 - 13h04

Bandeirantes pode ser processada por causa de "nova" Tiazinha

Publicidade

FERNANDA COSTA
do Notícias Populares

A TV Bandeirantes começa a escolher a nova Tiazinha na próxima semana. Mas antes mesmo de terem sido definidas as regras do concurso, um verdadeiro circo já está armado em torno do direito do uso do nome do personagem.

A emissora pretende escolher a substituta de Suzana Alves até o final de janeiro, mas a modelo garante que vai processar a Bandeirantes se isso acontecer.

Contratada pela Bandeirantes até o final de dezembro do ano passado, Suzana ficou sem programa por vários meses. Agora, a emissora quer um novo rosto para usar a máscara da Tiazinha.

A briga entre a emissora e a modelo está apenas começando. Suzana, que garante que tem o direito do uso do nome e da máscara, apareceu como Tiazinha nas atrações de final de ano do SBT. Ela também está negociando com a Gazeta e a Record para aparecer como Tiazinha na TV. "Na Record, querem que ela faça uma novela. Na Gazeta a proposta é fazer um programa de auditório. Já o SBT quer que ela apareça no programa do Gugu fazendo um quadro", revelou Eriberto Monteiro, empresário e sogro da modelo.

Segundo Monteiro, a modelo tem o registro da marca Tiazinha, o que garante a ela o direito de usar o nome. "Ela é dona do nome Tiazinha. Se a Band quiser usar, vai ter que pagar pra ela ou será processada."

Os diretores da Bandeirantes alegam que têm a permissão de Luciano Huck - que criou o personagem - para usar o nome em sua programação. O apresentador confirma. "Tenho o direito de usar o nome na televisão. Deixei a Band usar, apesar de eles nunca terem me pedido", respondeu Luciano Huck. O apresentador, que agora tem seu programa na Globo, garantiu que nunca recebeu qualquer quantia sobre a venda de produtos com a marca "Tiazinha" ou dos programas que Suzana Alves fez.

Solução -

Na opinião do advogado Eduardo Pimenta, um especialistas em direitos autorais, para que Suzana Alves evite problemas com o uso da marca "Tiazinha", ela deveria acrescentá-lo ao seu nome. Vários famosos já usaram dessa artimanha com sucesso. Entre eles estaõ Maria da Graça Xuxa Meneghel e Luís Inácio Lula da Silva.

"Quando colocamos a nossa marca no nome, ninguém pode proibir você de usá-lo", contou o advogado. No entanto, para isso é preciso entrar com uma ação na Justiça pedindo autorização. Depois, é só ir a um cartório e mudar o nome.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página