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07/01/2001 - 12h09

Interatividade vira arma de TV paga para seduzir assinantes

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BRUNO GARCEZ
FABIO DANESI ROSSI
da Folha de S. Paulo

Com um mercado formado por cerca de 3 milhões de assinantes, a TV por assinatura foi o veículo que mais cresceu, em faturamento publicitário, no terceiro trimestre de 2000.

Segundo o projeto Inter-Meios, que mede investimentos de mídia no país, a TV paga, nessa fase, registrou faturamento 160% superior ao do mesmo período de 1999. As operadores de TV paga guardam planos expansionistas para os próximos anos. DirecTV e Sky, por exemplo, possuem distintos projetos de TV interativa.

O da DirecTV oferecerá aos seus assinantes quatro canais com jogos (canal 915), informações bancárias (925), condições do tempo (943) e relatos sobre programação (981). O serviço deve estar disponível para toda a base de assinantes até março. Com seu modelo interativo, a DirecTV visa até o final deste ano conquistar 2 milhões de assinantes no país. Atualmente, a operadora possui 430 mil.

Diferentemente da DirecTV, a SKY, no momento, prefere apostar na exibição de atrações interativas pulverizadas ao longo de sua programação regular.

"Estamos trabalhando com recursos interativos que podem ser usados em partidas de futebol ou em apresentações musicais. Podemos, por exemplo, oferecer canais alternativos que exibem, simultaneamente, diferentes lances de um jogo", diz Rosamélia Girão, consultora de negócios da Sky.

A Sky lançará no final do ano um sistema interativo semelhante ao da DirecTV, com canais de previsão meteorológica, serviços bancários e outros. A seguir, conheça os projetos dos canais de TV paga para este ano.

HBO - Enquanto segue em suas infindáveis negociações para ser incluída na grade da Net, a HBO (TVA/DirecTV) traz em 2001 um vultoso pacote de longas e a terceira temporada da série "Família Soprano".

Problemas contratuais, no entanto, fizeram com que a rede perdesse a série "Sex and the City".

Entre as produções que a HBO exibirá -ainda sem data definida- figuram "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento", "O Sexto Sentido", "Hurricane", "Notting Hill", "Noiva em Fuga" e "O Troco". Produções nacionais, como "Bossa Nova" e "Castelo Rá-Tim-Bum", também estarão presentes. Outro trunfo foi a aquisição de "Band of Brothers", seriado milionário co-produzido por Tom Hanks e Steven Spielberg.

A rede pensa também em fazer um intercâmbio de produções entre Brasil e América Latina. "Traríamos filmes de países como México e Argentina e levaríamos filmes brasileiros a esses mercados", diz Axel de Torsiac, gerente-geral da HBO Brasil. Há outras hipóteses, como criar um canal extra, com programação dublada, e exibir eventos esportivos. "Futebol, claro, não iremos passar. Mas uma luta de boxe de destaque poderia ser do interesse de nossos assinantes."

Telecine - Diferentemente da rival HBO, o Telecine (Net/ Sky) pretende oferecer apenas longas estrangeiros em seus cinco canais e nada de séries ou eventos esportivos. Este ano, pela primeira vez, a rede exibirá o Globo de Ouro, no próximo dia 21, às 23h, evento que até o ano passado era visto no canal USA.

"Estamos estudando a viabilidade de passar o Oscar em dois canais: um que exibiria o evento com som original e outro com comentários em português", diz Fred Schifer, diretor-geral do Telecine. A cerimônia vai ao ar em 25 de fevereiro.

A rede pretende ampliar o número de filmes dublados, para preencher a grade do canal Happy, cujo público é predominantemente infanto-juvenil e reivindica a exibição de produções dubladas. Entre as atrações de peso para este ano no Telecine Premium estão "Gladiador", "Clube da Luta", "X-Men", "Episódio 1 - A Ameaça Fantasma", "A Praia", "Beleza Americana" e "Celebrity".

Cartoon Network - Já estreou a terceira temporada do desenho "Pokémon". Os 52 episódios da terceira temporada do desenho japonês serão exibidos de segunda a sexta, das 17h às 19h. Além desses, o canal exibirá cinco novos desenhos, de apenas um episódio, sextas, às 19h: "Lidia Sortuda" (que é reprisado hoje às 18h), "O Show do Tio Gus" (que vai ao ar dia 12), "Cabeludo e Cabeção" (dia 19), "Jonas, o Robô" (dia 26) e "Espinhuda, um Cáctus Legal" (dia 2 de fevereiro).

Fox - Em março, estréia a série de ficção científica "Dark Angel", concebida pelo cineasta James Cameron (de "Titanic" e "O Exterminador do Futuro").

GNT - O canal traz várias co-produções em 2001. Entre elas, "Spectre of Hope", associação com a francesa Canal + e a RTP portuguesa.

Co-produzido pelo ator Tim Robbins, o especial de 52 minutos documenta as fotos feitas por Sebastião Salgado sobre as migrações em diversas partes do mundo. Caso a produção seja indicada ao Oscar de documentário, sua exibição será adiada do primeiro semestre para novembro, quando a Globosat completa dez anos.

Em conjunto com a Conspiração e a Videofilmes, a GNT produz também um especial sobre o navegador Amyr Klink. Já em março, o canal deve trazer uma outra co-produção, com o ator Paulo José, sobre o escritor João do Rio. Entre as aquisições internacionais, figuram um documentário oscarizado: "King Gimp", prêmio de melhor curta em 1999.

Canal Brasil - A maior novidade é a exibição de "Táxi Brasil", série de cinco programas com uma hora de duração, com estréia hoje, às 20h.

"É uma série brasileira, um formato pouco conhecido no país", diz Alexandre Cunha, gerente de programação. O canal traz também pacotes de dois cineastas: Luís Sérgio Person -cujos "Cassey Jones", "O Caso dos Irmãos Naves" e "Banca de Valente" serão exibidos a partir de março- e Ugo Giorgetti -de quem o canal comprou os filmes "Festa", "Sábado", "Jogo Duro", "Quebrando a Cara" e "Boleiros".

Multishow - A meta do canal é aumentar a exibição de produções nacionais. "A intenção é que metade da programação do Multishow seja composta por programas brasileiros", diz Paulo Barata, gerente de marketing cultural.

Na maioria, os novos programas tratarão de música e jovens. O "Prêmio Multishow de Música Brasileira" -que acontece dia 23 de maio, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e será transmitido ao vivo pelo canal- agora trará uma nova categoria, em que todos os artistas que já ganharam o prêmio escolherão um nome a ser homenageado.

Em fevereiro, a emissora transmite os especiais "O Avesso da Bossa", sobre a tropicália, dirigido por Rogério Gallo, e "Olha Que Coisa Mais Linda", homenagem a Tom Jobim, em que Daniela Mercury, Ivan Lins e João Bosco, entre outros, interpretam suas músicas.

Film & Arts - Recentemente comprado pela Liberty Media Internacional, o Film & Arts passará, a partir de abril, por uma reformulação visual e ganhará novas vinhetas e logotipo. Quanto à programação, o novo Film & Arts planeja investir na compra de produções brasileiras.
 

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