Publicidade
Publicidade
16/01/2001
-
04h11
SYLVIA COLOMBO, da Folha de S.Paulo
A comunidade latina nos EUA não pára de crescer, transformando cidades como Miami e Los Angeles em verdadeiros laboratórios em que misturas culturais são testadas, aprovadas e, em alguns casos, colocadas no mercado de forma arrasadora. É o caso do pop baba de Ricky Martin, Jennifer Lopez, Christina Aguilera e Marc Anthony, entre tantos outros, que movimentam cifras milionárias e milhões de discos a cada ano.
O trio Bacilos, cujo nome também evoca a idéia de trabalho em laboratório, é um exemplo de que é possível abrir espaço nesse mercado para produções experimentais e menos interessadas em um retorno comercial.
Formada por um colombiano, um porto-riquenho e um brasileiro, estudantes da Universidade de Miami, a banda está lançando seu primeiro disco, "Bacilos", por um grande selo, em tour promocional na América Latina e nos EUA. O CD ainda não tem data prevista para sair no Brasil.
O álbum é o resultado do encontro das origens culturais de seus integrantes. Há a melodia lamuriante da canção andina, ritmo caribenho em faixas mais dançantes e percussão afro-brasileira.
O colombiano Jorge Villamizar assina a maioria das letras. Há baladas românticas pouco originais, como a primeira música de trabalho do CD, "Tabaco y Chanel". Mas há misturas inventivas, como em "Crónica de una Inmigración Anunciada" -que tem rap, arranjo de cordas e ritmo marcado por tambores- ou nas dançantes "Bésela Ya" e "Ahí Va la Madera", de inspiração afro-caribenha.
O álbum "Bacilos" foi baseado no CD independente "Madera", que o trio lançou artesanalmente em Miami em 99. Para assinar com um grande selo, porém, o grupo teve de abrir mão de algumas músicas "combativas". A pedido da gravadora, caíram do repertório da banda uma canção sobre os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e outra sobre refugiados cubanos nos EUA.
Ainda assim, três letras de conteúdo social foram mantidas, "Cuestión de Madera", que narra encontro de um "patrón" com um "camarero" (garçom) em um restaurante, "Ahí Va la Madera", sobre a exploração de recursos, e "Crónica de una Inmigración Anunciada", sobre mudanças de costumes causadas pelos latinos nos EUA ("ahora todo mundo quiere Taco Bell/ y vender arepas en la calle en Nueva York").
Mais do que fazer canções panfletárias, porém, o que parece motivar o Bacilos é a busca por um pop acústico latino flexível e criativo a partir da mescla de suas origens, ancorando sua música nas cordas -violão de nylon, violino- e na percussão brasileira.
Bacilos
Artista: Bacilos
Lançamento: Warner (importado)
Quanto: US$ 15, em média
Informações: www.bacilos.com
Onde comprar: www.amazon.com, www.cdnow.com
Rock latino mostra a cara ao mercado mundial
Publicidade
A comunidade latina nos EUA não pára de crescer, transformando cidades como Miami e Los Angeles em verdadeiros laboratórios em que misturas culturais são testadas, aprovadas e, em alguns casos, colocadas no mercado de forma arrasadora. É o caso do pop baba de Ricky Martin, Jennifer Lopez, Christina Aguilera e Marc Anthony, entre tantos outros, que movimentam cifras milionárias e milhões de discos a cada ano.
O trio Bacilos, cujo nome também evoca a idéia de trabalho em laboratório, é um exemplo de que é possível abrir espaço nesse mercado para produções experimentais e menos interessadas em um retorno comercial.
Formada por um colombiano, um porto-riquenho e um brasileiro, estudantes da Universidade de Miami, a banda está lançando seu primeiro disco, "Bacilos", por um grande selo, em tour promocional na América Latina e nos EUA. O CD ainda não tem data prevista para sair no Brasil.
O álbum é o resultado do encontro das origens culturais de seus integrantes. Há a melodia lamuriante da canção andina, ritmo caribenho em faixas mais dançantes e percussão afro-brasileira.
O colombiano Jorge Villamizar assina a maioria das letras. Há baladas românticas pouco originais, como a primeira música de trabalho do CD, "Tabaco y Chanel". Mas há misturas inventivas, como em "Crónica de una Inmigración Anunciada" -que tem rap, arranjo de cordas e ritmo marcado por tambores- ou nas dançantes "Bésela Ya" e "Ahí Va la Madera", de inspiração afro-caribenha.
O álbum "Bacilos" foi baseado no CD independente "Madera", que o trio lançou artesanalmente em Miami em 99. Para assinar com um grande selo, porém, o grupo teve de abrir mão de algumas músicas "combativas". A pedido da gravadora, caíram do repertório da banda uma canção sobre os guerrilheiros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e outra sobre refugiados cubanos nos EUA.
Ainda assim, três letras de conteúdo social foram mantidas, "Cuestión de Madera", que narra encontro de um "patrón" com um "camarero" (garçom) em um restaurante, "Ahí Va la Madera", sobre a exploração de recursos, e "Crónica de una Inmigración Anunciada", sobre mudanças de costumes causadas pelos latinos nos EUA ("ahora todo mundo quiere Taco Bell/ y vender arepas en la calle en Nueva York").
Mais do que fazer canções panfletárias, porém, o que parece motivar o Bacilos é a busca por um pop acústico latino flexível e criativo a partir da mescla de suas origens, ancorando sua música nas cordas -violão de nylon, violino- e na percussão brasileira.
Bacilos
Artista: Bacilos
Lançamento: Warner (importado)
Quanto: US$ 15, em média
Informações: www.bacilos.com
Onde comprar: www.amazon.com, www.cdnow.com
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Alice Braga produzirá nova série brasileira original da Netflix
- Sem renovar contrato, Fox retira canais da operadora Sky
- Filósofo e crítico literário Tzvetan Todorov morre, aos 77, em Paris
- Quadrinhos
- 'A Richard's estava perdendo sua cara', diz Ricardo Ferreira, de volta à marca
+ Comentadas
- Além de Gaga, Rock in Rio confirma Ivete, Fergie e 5 Seconds of Summer
- Retrospectiva celebra os cem anos da mostra mais radical de Anita Malfatti
+ EnviadasÍndice