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30/01/2001 - 05h15

Customização é o caminho para looks individuais e diferenciados

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da Folha de S.Paulo

O jeans é um dos focos principais de uma das mais importantes tendências da moda no momento: a customização. Ou seja: deixar a peça com a sua cara, do seu jeito. Estão aí como prova o inglês Alexander McQueen com sua bem-sucedida linha; o austríaco Helmut Lang, com seu denim usado e respingado de tinta, e os formatos descolados de Earl Jean e Chloé (corrente hype no Planeta Fashion).

Por aqui, Marcelo Sommer, 33, estréia nesta estação no segmento jeanswear com uma linha customizada da série Engeneered, da Levi's. "Procurei quem tivesse know how e eles toparam a parceria. O que fiz foi recortar as calças, trabalhar recortes de modelos infantis na peça." Sommer desfila domingo, dia 4 de fevereiro.

Outro jovem estilista que investe todas as fichas no jeans é Caio Gobbi, 25, que chega a assinar uma segunda linha, a Gobbi Jeans. "As pessoas agora procuram uma modelagem diferenciada, existe a busca por uma estética que não existe no mercado. Para mim tem sido ótimo, meu jeans começou a ser industrializado há um ano e tive que aprender a respeito de lavagens, coisas assim." Gobbi desfila seu inverno dentro da Semana de Moda - Casa de Criadores, em fevereiro, em SP.

Mesmo dentro do segmento das grandes empresas a diferenciação
importa. "O jeans trabalhado artesanalmente é fruto de uma parceria com a Coopa Roca, onde 50 artesãs trabalham diariamente na elaboração de tricôs e apliques elaborados manualmente em índigo, com inspiração nos ornamentos do candomblé", diz Carlos Miele, da M. Officer."

Já o jeans reciclado, também conhecido como ecológico-reprocessado, é desenvolvido pela Santista a partir das sobras do índigo no tear", explica. Segundo ele, o jeans aparece na coleção em contraponto aos materiais mais nobres, como o chiffon de seda e o couro natural com stretch.
 

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