Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2002 - 16h45

Justiça libera nome "Lindows" para concorrente da Microsoft

Publicidade

da Folha Online

Um tribunal distrital de Seattle considerou hoje que a companhia de software Lindows pode lançar no mercado um sistema operacional com o mesmo nome —uma distribuição do concorrente Linux capaz de rodar programas feitos para Windows.

A empresa tinha sido processada pela Microsoft, que considerou o nome "Lindows" parecido com "Windows" —o que poderia, segundo a empresa de Bill Gates, causar confusão entre os usuários de computador.

O tribunal considerou o termo "windows" como genérico e desconsiderou o pedido da Microsoft. A decisão cita evidências —inclusive o próprio dicionário de computação da Microsoft— para afirmar que um "window manager" (gerenciador de janelas) já era um termo utilizado para esse tipo de software quando a empresa lançou o Windows, em 1983.

Na época, os computadores que funcionavam com interfaces gráficas eram caros e raros. O próprio Apple Lisa, considerado o primeiro computador a utilizar esse tipo de interface, foi lançado em janeiro de 1983.

Pelas regras da Justiça dos Estados Unidos, o caso ainda terá de ser julgado definitivamente, o que acontecerá em abril do ano que vem.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página