Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2002 - 14h30

Linux ganhará versão unificada para o mercado corporativo

Publicidade

da Folha Online

Grandes desenvolvedoras mundiais de Linux —a brasileira Conectiva e as internacionais Caldera, SuSE e Turbolinux— vão criar uma distribuição comum do sistema operacional para o mercado corporativo. O anúncio foi feito hoje à imprensa em teleconferência conjunta.

Com o projeto UnitedLinux, as empresas esperam incentivar a adoção do maior concorrente do Windows ao unificar distribuições —o que deve aumentar a compatibilidade com hardware e software, já que as fabricantes poderão certificar seus produtos com apenas um Linux, e não com quatro. E também ter mais fôlego para enfrentar a Red Hat, maior distribuidora de Linux do mundo.

Como software livre, o Linux pode ser baixado gratuitamente pela internet ou vendido por diversas empresas. Nesse último caso, a empresa reúne, além do sistema operacional, uma série de recursos, programas e manuais, e o resultado desse trabalho, chamado "distribuição", é então vendido.

Pelo acordo, Caldera, Conectiva, SuSE e Turbolinux continuarão vendendo distribuições com suas próprias marcas. Só que o produto será unificado —na caixa do Conectiva Linux, por exemplo, haverá um selo "Powered by UnitedLinux". Segundo as empresas, o projeto de unificação também é aberto a outras desenvolvedoras.

"[As empresas que usam ou querem usar Linux] serão beneficiadas com serviços de vendas, capacitação e suporte globais, que serão oferecidos em conjunto pelas quatro empresas", diz o comunicado conjunto da Caldera, da Conectiva, da SuSE e da Turbolinux.

A nota diz ainda que grandes nomes da informática como AMD, Borland, Computer Associates, Siemens, Fujitsu, HP, IBM, Intel, NEC, Progress Software e SAP apóiam a iniciativa.

As primeiras distribuições com o selo UnitedLinux chegam ao mercado no final desse ano. A partir do segundo semestre, segundo as empresas, já estarão disponíveis versões beta do sistema operacional unificado.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página