Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2002 - 16h15

Mais da metade dos internautas baixa softs piratas, diz BSA

Publicidade

da Folha Online

Se você já fez o download de algum programa pela internet, é provável que você já tenha entrado, mesmo que sem saber, no time dos piratas da internet. Isso porque, segundo dados da BSA —grupo que representa fabricantes de software de todo o mundo—, mais de metade dos internautas já baixou softs sem pagar por isso.

Numa enquete realizada com 1.026 internautas na quarta-feira passada, o grupo concluiu que 57% dos usuários da web nunca ou raramente pagam direitos autorais por material que baixam da rede. Outros 12% assumem a pirataria como comportamento.

"Descobrimos uma tendência perigosa de violar direitos autorais na internet que custa bilhões de dólares e milhares de empregos a cada ano", afirma, em comunicado, Robert Holleyman, diretor da BSA.

O custo em relação ao emprego, citado por Holleyman, é evidente. Mas a pirataria não "custa" para as empresas da indústria de software —só impede que faturem alguns bilhões de dólares a mais.

Os resultados da enquete revelaram ainda que muitos internautas possuem impulsos contraditórios. Isso porque, mesmo que 57% baixem software da internet sem pagar, a maioria esmagadora acredita que os desenvolvedores do programa deveriam ser pagos pelo seu trabalho.

Segundo a BSA, os fatores que contribuem para a pirataria de software incluem o crescente número de internautas, a difusão das conexões em banda larga, os sites de leilão e o senso de anonimato que as pessoas têm quando estão na internet. A influência do preço do software original não foi mencionada pela entidade.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página