Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2002 - 00h05

Queda da Itália desbanca simulação da Copa com jogo da Fifa

Publicidade

FRANCISCO MADUREIRA
Editor de Informática da Folha Online

Final da Copa do Mundo de 2002. Em campo, Brasil e Itália. A revanche da Copa de 94 acontece, e a seleção canarinha engole dois gols da Azzurra —um de Totti, outro de Inzaghi.

Esse foi o resultado de uma simulação da Copa realizada com o "2002 Fifa World Cup", jogo de futebol da Electronic Arts.

Com a queda da Itália diante da seleção sul-coreana, a previsão está desbancada. A simulação só acertou dois jogos da fase decisiva da Copa —Brasil x Inglaterra e Alemanha x Paraguai.

A empresa realizou cada jogo da competição, desde a etapa classificatória, em PCs e em videogames Playstation. As máquinas jogaram sozinhas, sem influência humana. Cada uma das 32 seleções do jogo têm características próprias, baseadas no ranking oficial da Fifa, o que conferia credibilidade à simulação.

Mas a desclassificação da França, a campeã mundial, e da Argentina, segunda no ranking da Fifa, mostrou que o futebol, dentro de campo, é pouco previsível.

Para as oitavas-de-final, a simulação com o Fifa 2002 levou Alemanha e Paraguai, França e Inglaterra, Argentina e Uruguai, Eslovênia e Irlanda, Itália e Portugal, Brasil e Japão, Bélgica e Costa Rica, Polônia e Equador.

O resultado mais amplo foi o da Inglaterra, que venceria a França por 4 a 2. Nos outros jogos, vitórias apertadas, com gols nos últimos minutos de jogo, e também nos pênaltis. Para as quartas de final, classificaram-se na simulação Brasil, Inglaterra, Paraguai, Itália, Eslovênia, Polônia, Argentina e Bélgica.

Brasil e Inglaterra
Brasil e Inglaterra, coincidentemente o próximo jogo da seleção brasileira pelas quartas de final, termina no Fifa 2002 com uma vitória brasileira de 2 a 0, com gols de Rivaldo e Edílson.

O jogo foi morno nos primeiros 35 minutos. As jogadas se concentraram demais no meio do campo. Aos 41 minutos, no único lance que realmente trouxe perigo ao gol inglês, o goleiro David Seaman espalma um chute certeiro de Ronaldinho.

No segundo tempo, o Brasil volta mais ofensivo e consegue marcar logo aos 4 minutos. Ronaldinho chega pelo lado esquerdo e, da ponta da área, passa a bola para Rivaldo, que vinha da intermediária e acerta uma bomba no ângulo esquerdo do gol.

A Inglaterra então vem para cima, mas a zaga brasileira funciona e consegue barrar a subida dos perigosos Michael Owen e Emile Heskey. O jogo permanece equilibrado no meio-campo, até que, aos 46 minutos do segundo tempo, Edilson recebe um passe brilhante de Emerson e completa para o gol, apliando a vantagem do Brasil e liquidando a partida.

Nas outras quartas-de-final, a Itália passa pelo Paraguai com dois gols, a Polônia vence a Eslovênia por 1 a 0, e a Argentina bate a Bélgica por 2 a 1.

Semifinais
Nas semifinais, a Itália consegue uma vitória apertada sobre a Polônia por 1 a 0. O gol de Totti sai aos 45 minutos do primeiro tempo, e a etapa final do jogo é dramática para a seleção italiana.

A outra semifinal, Brasil e Argentina, também é dramática —e tem gosto de revanche brasileira. O atacante Edílson marca aos 37 minutos do segundo tempo e garante a vaga da seleção na final da Copa, contra a Itália.

Final
A mesma Itália que ontem foi desclassificada pela Córeia do Sul na prorrogação venceria o Brasil nas finais da Copa por 2 a 0. O Brasil começou jogando melhor, mas, aos 23 minutos da etapa inicial, o italiano Inzaghi avança pela linha de fundo e cruza para Totti, que chuta certeiro no ângulo direito de Marcos.

O jogo continua equilibrado até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o Brasil volta melhor. Mas, aos nove minutos, em uma jogada de Vieri, Inzaghi recebe de frente para o gol, consegue bater Marcos e ampliar o placar para a Itália. Daí em diante, a Itália aprumou a defesa e conseguiu segurar o resultado.

Fifa 2002 é a versão mais atual da série mais popular de jogos de futebol para computadores. Em "2002 Fifa World Cup", o jogador pode disputar a Copa com qualquer uma das 32 seleções. A reprodução dos estádios e dos jogadores é bastante fiel.

A edição "Fifa Football 2002", lançada no final do ano passado, tem 264 times mundiais —13 brasileiros—, incluindo 75 seleções e 16 ligas oficiais como a Premier League inglesa, a Bundesliga alemã, a Liga Espanhola, a LNF francesa e a MLS (Major League Soccer) norte-americana.

Conheça os games:

  • Copa do Mundo Fifa 2002

  • Fifa Football 2002


  • Games Conheça os últimos lançamentos para PC
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página