Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2002 - 12h37

Grupo hacker cria ferramenta para evitar censura na internet

Publicidade

da Folha Online

Um software gratuito, disponível na internet, para que os usuários possam navegar anônimos pela rede e criar redes virtuais privadas.

A idéia foi apresentada pelo grupo "Hacktivismo" durante a conferência hacker H2K2, que aconteceu durante o fim de semana em Nova York (EUA). O evento ocorre de dois em dois anos e reúne cerca de 2.000 profissionais de segurança da informação.

Segundo "Mixter", um dos hackers do grupo, o programa pode ser útil para internautas que vivem em países como a China ou na região do Oriente Médio, onde a internet sofre censura por parte do governo.

O programa permite que qualquer pessoa crie redes de militância anônimas, por onde internautas de todo o mundo poderiam obter acesso a informações e compartilhá-la sem deixar traços.

O software é capaz de criar uma versão descentralizada das VNPs (Redes Privadas Virtuais), recurso usado por muitos governos e empresas para criar redes seguras e isoladas da internet pública.

Além disso, os hackers querem disseminar uma técnica de "esconder" mensagens dentro do código-fonte de fotografia, conhecida por "esteganografia". Isso dificultaria o rastreamento de informação por parte da polícia ou dos governos desses países.

"É importante manter o anonimato para qualquer pessoa, tanto a que vive num país de regime totalitário ou quanto para quem vive aqui no Ocidente", disse Mixter, que vive em Munique.

Ele disse que o Camera/Shy já está disponível para download no site do Hacktivismo. O programa tem 1,2 Mbyte.

com Reuters
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página