Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2002 - 13h06

Windows XP ganha centro de mídia e controle remoto

Publicidade

da Folha Online

O sistema operacional Windows XP ganhará até o final do ano uma nova versão, a Media Center Edition. O lance de Bill Gates agora é usar um controle remoto para transformar o PC num centro de mídia digital para o usuário doméstico.

Antes conhecido pelo codinome "Freestyle" e ainda em fase de testes, o novo XP agregará funções de TV, gravação de vídeo e música digital, além de recursos extras para organização e exibição de DVDs e fotografias.

Para Jody Cadieux, gerente de marketing da divisão e-Home da Microsoft, o público-alvo do produto são os usuários jovens, mais acostumados a ouvir música e a assistir a vídeos no computador.

Recursos
Nada muda muito na interface do sistema. A não ser quando o usuário aperta o botão Iniciar —não na tela, mas no controle remoto. Aparece então a nova interface do Media Center, mais simples e que permite acesso fácil às principais funções multimídia.

A primeira delas é a gravação de sinal de TV. Com o software incluso no sistema operacional, será possível agendar a gravação de programas ou horários determinados, além de acessar um guia de programação por temas.

Quanto à música digital, é possível rastrear canções por álbum, autor ou título. Tudo pelo controle remoto. O álbum de fotografias é uma evolução do atual —agora é possível escolher músicas de fundo para exibição de slides, tudo à distância.

E exibição de vídeos e DVDs funciona também de modo parecido com a forma atual. A maior diferença mesmo é poder acessar as funções de reprodução pelo controle.

Parcerias
"Depois da comunicação, a mídia digital é o primeiro foco dos usuários de PCs hoje em dia", disse Roger Kay, analista da consultoria IDC. Do jeito que o mercado anda em crise, nada melhor do que um novo mote para parcerias e novidades também para as fabricantes de PCs.

Aliás, o XP Media Center Edition prevê toda uma movimentação da indústria de hardware. Hewlett-Packard, NEC e Samsung planejam colocar no mercado já no final do ano PCs com controle remoto e todos os periféricos necessários para tirar proveito do novo sistema operacional.

Mas os brasileiros vão ter que esperar. A Microsoft por enquanto só prevê o lançamento de produtos desse tipo nos Estados Unidos, no Canadá e na Coréia do Sul. No Japão —que é o Japão...—, os PCs com o XP Media Center Edition só chegam no ano que vem.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página