Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2002 - 14h14

Microsoft doa US$ 550 mil para projeto de internet do Peru

Publicidade

da Folha Online

O presidente do Peru Alejandro Toledo encontrou-se ontem com Bill Gates, fundador da Microsoft, em Seattle, sede da empresa norte-americana, em busca de apoio para levar a internet às escolas peruanas. Ele conseguiu uma doação de US$ 550 mil da Microsoft em dinheiro, software e consultoria.

Toledo, que tem uma reforma de gabinete pela frente e cujo país também sente os efeitos da convulsão social por que passa a América Latina, assinou um acordo com a Microsoft para seu projeto Huascaran e volta hoje ao Peru.

O plano Huascaran —cujo nome vem do monte culminante do Peru— foi uma das chaves da campanha de Toledo, que assumiu em julho do ano passado prometendo combater a pobreza.

Com a assinatura do acordo, o Peru, que já tinha acenado em direção ao software livre, entra na contramão. Isso porque muitos governos têm pensado na adoção de programas de código-fonte aberto para evitar os altos gastos com licenças e atualização de software proprietário.

Até agora, o governo do país diz ter provido cem escolas com acesso a internet e outras ferramentas de educação ligadas à informática. O objetivo é levar a rede mundial de computadores e 5.000 escolas peruanas até o final do mandato de Toledo, em 2006.

O presidente completa um ano no poder no próximo dia 28 de julho. Menos de 16% dos peruanos aprovam seu governo.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página