Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/08/2002 - 20h37

Baixar MP3 no trabalho expõe empresa e computadores

Publicidade

da Folha Online

Funcionários que usam a internet no trabalho para baixar músicas e filmes expõe o empregador a processos judiciais e os computadores da empresa a vírus e outras ameaças virtuais.

Muitas empresas já estão bloqueando em suas redes internas o acesso a sites e programas de download. Especialistas afirmam que esses softwares também sugam recursos de tecnologia das empresas.

No início do ano, a empresa norte-americana Integrated Information Systems pagou US$ 1 milhão para as gravadoras dos EUA para evitar um processo judicial. Funcionários montaram um servidor dentro da empresa para distribuir música pela internet.

A maioria das pessoas que baixam músicas no trabalho o fazem devido à velocidade das conexões, às vezes 30 vezes mais rápida que a da internet doméstica via linha telefônica comum.

"É um grande risco", disse Jim Garvey, diretor executivo da Integrated. "Um único funcionário pode colocar em xeque milhões e milhões de dólares de sua empresa."

Para evitar problemas como esse, muitas empresas passaram a filtrar o acesso à rede. A consultoria norte-americana Websense informa que 30% das empresas do país já bloqueiam o acesso interno a sites de música.

E o risco aumenta conforme crescem na internet as alternativas para a pirataria. O número de sites e programas de troca de músicas cresceu 535% na internet nos últimos 12 meses, segundo a Websense.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página