Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2002 - 12h29

Aparelhos sem fio e logística estão bem cotados na Comdex

Publicidade

ANDRÉ BORGES
free-lance para a Folha Online

Fazer previsões sobre o mercado tem sido tarefa árdua para qualquer analista, seja este especializado no setor de tecnologia ou não. Contudo, o cenário atual permite identificar algumas áreas que devem ter maior destaque a partir da Comdex 2002.

Nas projeções, quem volta a ser candidato ao estrelato da feira são os equipamentos sem fio. Desta vez, a Comdex promete soltar os freios do wireless. Ao menos é o que esperam analistas e fornecedores.

Para Fernando Godeghesi, diretor da KPMG Consulting, os dispositivos sem fio devem atrair mais os usuários. "Sem dúvida, estes produtos irão permear todos os setores. O financeiro já está implementando o serviço em algumas áreas. Isso impulsionará muito o comércio dos equipamentos."

A brasileira Palm Solution é uma das que trará novidades para o mercado. A empresa trará ao Comdex o Go Bean, novidade brasileira que permite o recebimento de conteúdos em palmtops por emissores de raios infra-vermelho espalhados em pontos comerciais das cidades.

"É um campo muito vasto. Vamos apresentar a tecnologia e esperamos que, até o final deste ano, cerca de 500 equipamentos de transmissão já estejam em operação", declara João Moretti, diretor de TI da empresa.

Para Tadeu Pereira, diretor comercial da Digital Reactor, distribuidora de dispositivos móveis da HandSpring, a popularização do wireless ainda depende de questões ligadas à Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel. Isto porque a rede de comunicação sem fio GSM (Global System for Mobile Communications) ainda não foi devidamente implementada pelas operadoras.

"O sistema ainda não é realidade no país. Seu crescimento depende de companhias como a Embratel, que não cumpriu suas metas de universalização na telefonia fixa e acabou tendo adiada sua liberação para operar com a TIM, sua rede de telefonia móvel", salienta.

Segundo Pereira, o mercado global de tecnologia sem fio está bem evoluído, mas está faltando dinheiro no mercado. "O investimento que estas operadoras precisam fazer é muito alto, algumas ainda não identificaram razões para isso."

A Digital Reactor apresentará o Treo 90, da HandSpring. O palmtop tem imagem colorida, 16 Mbytes de memória, pesa 114 gramas e, se conectado a um celular, acessa a internet.

Pereira não projeta vendas, mas arrisca prazos. "Acredito até o primeiro semestre de 2003 estas questões de redes já estejam resolvidas no Brasil. Isto é fundamental para que o wireless realmente cresça", diz.

Gestão corporativa
De acordo com Fernando Godeghesi, as soluções voltadas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, o chamado SCM (Supply Chain Management) também devem registrar crescimento junto às empresas.

"Muitas companhias ainda não organizaram o funcionamento de suas cadeias de colaboradores. Este processo é inevitável, principalmente para aquelas que buscam diminuir seus gastos", explica.

Segundo Godeghesi, o e-business também incrementará as vendas de SCM. "A criação de portais de comércio eletrônico e a realização de ações como os leilões reversos e e-procurement exigem que o usuário tenha sua rede bem estruturada", argumenta.

As expectativas do diretor de consultoria estratégica da Itelligence, Sérgio Unglert, são bem semelhantes. Como representante dos produtos da SAP no Brasil, o executivo projeta que esta seja uma das soluções mais
procuradas.

"As análises realizadas junto a nossos clientes demonstram atenção especial ao SCM. Isso porque ele permite um retorno mais imediato e
resultados mais visíveis aos clientes", afirma.

Na Comdex 2002, os visitantes poderão ver de perto o funcionamento da tecnologia junto ao NOC (Network Operation Center), além de contarem com um pavilhão voltado, especificamente, para produtos de comunicação sem fio.

Leia mais notícias sobre a Comdex 2002

  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Anote os preços e horários da Comdex

  • Confira a programação do congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade