Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2002 - 12h46

Cresce número de ataques hackers ao sistema Windows

Publicidade

da Folha Online

Mesmo com altas recomendações de Bill Gates aos seus programadores, cresceu nos últimos meses o número de máquinas operadas pelo Windows vítimas de ataques de hackers.

Segundo informações do site Vnunet.com, o número de ataques efetivamente caiu no primeiro trimestre desse ano, quando Gates distribuiu um comunicado interno na Microsoft falando sobre a necessidade de um reforço de segurança nos produtos da empresa.

Mesmo assim, em junho o número de sistemas com Windows afetados por ataques virtuais cresceu 5% em relação a maio, e, em julho, as estatísticas mostraram um aumento de 12% em relação ao mês anterior.

A Mi2g registrou cerca de 30 mil ataques bem sucedidos este ano. O Windows foi alvo de 47% deles, o Linux, de 36%, e outros sistemas (Unix, BSD e Solaris), de 17%.

Linux na parada
Os números da unidade de inteligência da Mi2g também revelam que o maior alvo dos hackers entre abril e maio deste ano foi o sistema de código-fonte aberto Linux, o atual maior concorrente do Windows.

Mas entre junho e julho a tendência se reverteu, e o Windows voltou a ser o sistema mais vulnerável na internet, enquanto o ataques ao Linux caíram 39%.

Segundo especialistas, o aumento de ataques contra o Linux entre abril e maio ocorreu devido à descoberta de algumas falhas de segurança em softs de código aberto desenvolvidos por terceiros, como a linguagem PHP e o servidor Apache.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página