Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2002 - 10h12

Intel e HP trazem novo processador Itanium 2 ao Anhembi

Publicidade

da Folha Online

A HP aproveitou a Comdex 2002 para exibir seu mais novo servidor com a segunda geração de processadores de 64 bits Itanium, da Intel. O produto, administrado pelos sistemas HP-UX, Linux ou Windows, permite a ampliação de sua capacidade de acordo com a necessidade da empresa.

A parceria entre as duas gigantes da tecnologia consolida um trabalho de equipe iniciado a alguns anos. A HP, que foi co-desenvolvedora da arquitetura Itanium, desenvolveu diversos produtos a partir do servidor. Entre estes o Chipset zx1, que expande a potência do Itanium 2.

O servidor HP RX5670 faz parte da recém-lançada família de servidores e workstations da HP baseados na arquitetura Intel Itanium 2. Os usuários têm a flexibilidade de escolher o sistema operacional de acordo com suas necessidades.

A Intel colocou o Itanium 2 no mercado no início de julho em meio ao ceticismo de muitos analistas. As dúvidas do mercado não ficam no plano do desempenho do processador, mas do contexto em que a Intel o traz ao mercado.

Além da relutância das fabricantes de PCs em adotá-lo, a própria Microsoft ainda não trouxe ao mercado um sistema operacional que consiga operar em 64 bits.

Como o chip da Intel não roda aplicações de 32 bits, muitas empresas podem achar cara a migração de todo um parque tecnológico para a plataforma de 64 bits.

Nesse ponto, o chip de 64 bits da concorrente AMD, o Opteron, poderá ajudar o mercado nessa transição. Isso porque ele conseguirá rodar aplicações de 32 bits.

Mesmo com a incerteza no mercado, a Intel já prepara um novo sucessor para seu chip Itanium 2, cujo codinome é Madison. Seu lançamento é esperado em meados de 2003.

Leia mais notícias sobre a Comdex 2002

  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Anote os preços e horários da Comdex

  • Confira a programação do congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade