Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2000 - 03h29

Falha do "Netscape Navigator" expõe disco rígido

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Uma falha detectada na versão 4.74 do "Netscape Navigator" deixa o micro do usuário exposto à ação de hackers. Trata-se de componentes "Java" que podem ser controlados à distância, transformando o computador em um servidor na Internet.

Assim, hackers podem entrar no sistema do usuário e ter acesso a todos os seus arquivos. Para tanto, é necessário acessar um site que ative esses componentes "Java".

O problema foi batizado de "Brown Orifice" em referência ao programa "Back Orifice", utilizado por hackers para invadir computadores conectados à rede.

J. Daniel Brumleve, especialista que teria descoberto a brecha, divulgou em www.brumleve.com/BrownOrifice um serviço que busca e dá acesso a diversos computadores afetados. Se o visitante de seu site estiver utilizando o "Navigator", poderá ativar o "Brown Orifice" e escolher quais pastas do micro ficarão expostas na rede. Claro que o procedimento não é recomendável.

Para surfar com segurança utilizando versões mais antigas do "Navigator", a alternativa é desativar o suporte às linguagens "Java" e "Javascript". Para isso, na versão 4.74, clique sobre Preferences do menu Edit. Na opção Advanced, desabilite Enable Java, Enable Javascript e Enable Javascript for Mail and News.

Em seu site, Brumleve também indica o uso do programa "Zone Alarm" (www.zonelabs.com), que controla quais programas do computador acessam a Internet.

Clique aqui para ler mais notícias de informática na Folha Online.

Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página