Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2002 - 17h29

Juarez Quadro fala de internet sem fio e TV digital na Comdex

Publicidade

ANDRÉ BORGES
free-lance para a Folha Online

A Comdex acaba de receber o ministro das Comunicações, Juarez Quadro, que verificou de perto as novidades da feira.

Questionado sobre as tecnologias e produtos que mais lhe chamaram a atenção, Quadro fez referência aos equipamentos sem fio. "Estes produtos devem ser cada vez mais presentes", afirmou.

Sobre a TV digital, um dos produtos de maior destaque na Comdex, o ministro ressaltou a questão do preço. "Ainda é algo muito caro. A disseminação no Brasil dependerá de escala nas vendas. O certo é que aqui teremos os dois sinais de transmissão disponíveis, o analógico e o digital", disse.

Quadro também falou sobre a potência de crescimento das telecomunicações e sobre o Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

"O Brasil é um mercado com capacidade de expansão como a Índia e a China. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) está elaborando seu plano de metas e o edital para licitação dos serviços deve sair ainda este ano", afirmou.

Outro assunto comentado por Juarez Quadro foram os serviços de transmissão de voz sobre o protocolo de internet, denominada VoIP. "Seis por cento da comunicação de voz no mundo já utiliza este protocolo para se comunicar. Nossa meta é que, até 2005, o Brasil tenha 25% de sua transmissão baseada em voz sobre IP".

De acordo com sua assessoria, o ministro veio até São Paulo apenas para visitar a Comdex, e já retorna à Brasília ainda hoje.

Leia mais notícias sobre a Comdex 2002

  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Anote os preços e horários da Comdex

  • Confira a programação do congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade