Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2002 - 18h41

Casa conectada à internet é destaque na Comdex

Publicidade

VIVIANE ZANDONADI
da Folha de S. Paulo

Uma das novidades em tecnologia que o visitante da Comdex pode ver até o final desta semana são casas conectadas, habitadas pelos "Big Brothers" da Comdex, com toda sorte de eletroeletrônicos que navegam na internet, "conversam" entre si e permitem controle remoto aos moradores.

Essa é a estratégia da Samsung e da LG para mostrar diversas linhas de produtos.

A primeira projetou uma casa com 27 metros quadrados, o Paraíso DigitAll, onde três hóspedes vão escutar música no toca-MP3, copiar receitas da internet no microondas e até dormir. O reality show pode ser visto em www.samsung.com/paraiso.

Já a LG colocará, em seu Digital Reality Show, quatro pessoas em três ambientes —home theater, cozinha e escritório— com equipamentos que vão de monitores multimídia a celulares.

Além disso, o visitante vai encontrar equipamentos de grande porte, câmeras e celulares digitais, palmtops e muitas soluções para empresas, como programas para gerenciar redes e vigiar o uso da internet entre os funcionários.

A Intel demonstra os chips desenhados para aparelhos sem fio, como PDAs, celulares e dispositivos para automóveis. A base é a plataforma XScale, que promete apurar o desempenho de equipamentos sem fio em soluções multimídia e no acesso à internet. Os micros de mão do tipo palmtop têm pavilhão próprio.

Segurança é o mote da Symantec. Conhecida pelo Norton Antivírus, apresenta um sistema de proteção que combina antivírus, firewall e detecta a ação de hackers no computador.

No endereço www.comdex.com.br, é possível saber quem expõe, entender o conceito que divide os 40 mil metros quadrados em setores temáticos, montar um roteiro para explorá-los e conhecer o conteúdo de palestras e eventos paralelos, como os promovidos pela Novell e Borland. A TV Comdex é um recurso para quem quiser acompanhar a exposição on-line, em vídeo.

Ecos do mercado
Na semana passada, o IDC (International Data Corporation) divulgou análise do mercado brasileiro de PCs. No segundo trimestre de 2002, apresentou baixa de 5% no movimento. Esse período costuma ser 10% superior ao anterior. A tendência não se confirmou por causa da alta do dólar e da instabilidade econômica.

A perspectiva, até o final de 2002, é de desempenho fraco e queda nas vendas. O preço dos PCs deve subir 20% nos próximos meses. Ainda segundo o instituto, o mercado corporativo também não se animou, registrando apenas "compras pontuais".

Leia mais notícias sobre a Comdex 2002

  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Anote os preços e horários da Comdex

  • Confira a programação do congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade