Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2002 - 14h57

Tecnologias de imagem digital dão show à parte na Comdex

Publicidade

ANDRÉ BORGES
free-lance para a Folha Online

Quem anda pelas dezenas de corredores da Comdex 2002 vê TVs de tela plana, câmeras digitais, celulares, computadores portáteis, micros de mão, monitores de cristal líquido —todos abraçando a imagem digital para atrair a atenção.

Uma das empresas que aposta na tendência é a Samsung, que apresenta seus novos modelos de monitores de cristal líquido (TFF-LCD).

Os produtos atraem pelo design arrojado, alta definição nas imagens, dimensões reduzidas e vantagens de ergonomia. Alguns modelos podem ser utilizados como quadros, fixados à parede. Entre estes está o Samsung 157T, com resolução de 1.024x768 pixels, moldura de 2,6 centímetros e profundidade de apenas 2 centímetros.

A multinacional também lança produtos em parceria com a tradicional Porche. Dois de seus monitores trazem a assinatura de design desenvolvido pela gigante automobilística. Os equipamentos têm entrada de vídeo analógico e digital e resolução de até 1.280x1.024 pixels.

Além de linhas avançadas, o diferencial dos produtos está na economia de energia que proporciona. Através de uma tecnologia denominada PPUMP (Powerful Performance Under Minimum Power), é possível economizar até 40W.

Monitor e TV juntos
Com 21 e 24 polegadas, os modelos 211MP e 241MP podem ser utilizados como tela para o computador ou televisor. Os equipamentos possuem sintonizador de canais, podendo ser ligados em cabo ou antena.

Mais ainda, os produtos têm entrada para DVD ou mesmo vídeo cassete. Para aqueles que preferem trabalhar e assistir TV ao mesmo tempo, basta utilizar a função HDTV.

Através de controle remoto, o usuário divide as imagens da tela. As novidade podem ser montadas em suporte tradicional, na parede ou mesmo no teto.

Entretenimento
Quem também está trazendo novidades para o usuário final é a Apple, que lança o iMac com monitor de cristal líquido de 17 polegadas. O apelo está no entretenimento.

O computador já vem equipado com SuperDrive para ler e gravar CDs e DVDs. Para isso, a fabricante inseriu um disco rígido com capacidade de armazenar nada menos que 80 GB de dados.

Para se ter uma idéia, o espaço equivale à gravação de mais de seis horas de filmes, cerca de 15 mil músicas e 73 mil fotos digitais.

Capacidade à parte, o que realmente chama a atenção do consumidor é o design do iMac, com uma base arredondada e um monitor sustentado por um braço metálico.

O produto traz diversos softwares para se trabalhar com imagem digital, como o iMovie, para criar e editar vídeos no micro; e o iPhoto, para organizar e compartilhar imagens. O produto deve chegar ao Brasil ainda em outubro deste ano.

Leia mais notícias sobre a Comdex 2002

  • Veja e imprima o mapa da feira

  • Anote os preços e horários da Comdex

  • Confira a programação do congresso
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade