Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/08/2002 - 20h07

Canal Aberto: Reduza arquivos de texto e imagem no Word

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
da Folha de S. Paulo

"Meus arquivos do Word ficam imensos depois que insiro imagens. Por exemplo, se insiro três imagens cujo tamanho individual não ultrapassa os 40 Kbytes. Somando ao tamanho do texto, cerca de 20 Kbytes, o arquivo final não deveria ter mais do que 150 Kbytes. No entanto o arquivo passa a ter quase 2 Mbytes. Há como diminuir esse arquivo?"
(Jenilson Vaz)

Resposta - As figuras inseridas no Word não são compactadas, ou seja, o programa não usa algoritmos de compactação como ocorre nos padrões JPEG ou GIFF.

Você pode resolver o problema usando uma outra técnica para anexar as imagens ao documento. Em vez de inserir a imagem dentro do texto, você pode criar um vínculo dentro do arquivo do Word para um arquivo externo. Para quem olha o documento, a figura aparece normalmente, mas ela está em um arquivo externo.

Essa técnica deixa os arquivos menores. Mas, se você quiser visualizar esse arquivo corretamente em outros micros, terá que enviar as imagens junto com o texto.

Outra vantagem da técnica de vincular a imagem é: se a figura for alterada, todos os arquivos que a utilizam serão modificados. Imagine o logo de uma empresa que aparece em todos os documentos.

Se ele for alterado, os documentos que têm a imagem vinculada a eles estarão atualizados sem que seja necessário mexer em cada um.

O procedimento para vincular a figura ao arquivo pode ser feito da seguinte forma: clique no menu inserir e na opção Figura.

Na caixa de diálogo de inserção de figuras, dependendo da versão do soft usada, marque a caixa de verificação "Vincular ao arquivo" e desmarque a caixa "Salvar com documento". No Word 2000 ou XP, pressione a seta ao lado do botão Inserir e selecione Vincular. Escolha o arquivo de imagem para ser inserido.

A figura, então, será acionada a partir do arquivo de imagem original. Assim, seu documento do Word ficará menor.

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página