Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2002 - 12h09

Kazaa e Gnutella são responsáveis por 50% do tráfego da web

da Folha Online

O Kazaa e o Gnutella são responsáveis por cerca de 50% de todo o tráfego da internet, segundo um estudo divulgado pela Sandvine.

Intitulado "Os efeitos do P2P nas redes dos provedores de serviços", o estudo ouviu cerca de 16 mil assinantes residenciais de diferentes provedores de internet e descobriu que entre 15% e 30% deles utilizam o Kazaa ou Gnutella com muita freqüência.

O estudo indica que o verdadeiro impacto dos sistemas de troca de arquivos (Peer-to-peer) na internet nunca foi devidamente avaliado porque jamais foi medidos apropriadamente.

As companhias tendem a calcular o tráfego do P2P pela soma do tamanho dos arquivos de MP3 trocados entre os usuários. Mas o verdadeiro volume é muito maior.

A pesquisa diz que as redes de P2P têm que encontrar e depois se conectar a quatro ou mais computadores simultâneamente, além de mandar mensagens repetidas para todos eles e processar solicitações de busca.

Depois disso, essas redes precisam computar os pedidos de conexão de outras máquinas, enviar os resultados de pesquisas de arquivos compartilhados e gerar outra comunicação entre os computadores.

Segundo a Sandvine, a forma mais rápida de consumir banda larga é rodando programas de compartilhamento de arquivos como o Kazaa e o Gnutella.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página