Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/09/2002 - 13h51

Google leva ferramenta de busca para sites de notícias

da Folha Online

O Google deu mais um passo em direção ao seu ingresso em novos mercados. Esta semana, apresentou a versão beta de sua nova ferramenta de buscas na web. Agora, o site traz atualizações de notícias de 4.000 publicações de todo o mundo, contra 150 veículos buscados por hora anteriormente.

Marissa Mayer, gerente de produtos do Google, disse que a ferramenta leva sua tecnologia de busca à categoria específica de notícias.

"Do ponto de vista do leitor, isso pode modificar hábitos de leitura porque normalmente você escolhe uma fonte e uma história que lhe interessa", disse Marissa, responsável pelo desenvolvimento (de nove meses) da ferramenta juntamente com outros cinco engenheiros.

O site de busca de notícias combina jornais nacionais e regionais de todo o mundo. Depois ele seleciona os artugos por tópico e faz uma lista com os mais lidos, baseado na combinação de três coisas: data, credibilidades da fonte e número de veículos que publicaram histórias relacionadas àquela notícia.

Segundo Marissa, o site não hospeda o conteúdo, mas oferece links para as páginas das publicações. Além disso, a nova ferramenta integra uma série de serviços do Google, que ganharam popularidade devido a sua facilidade de listar os resultados da busca conforme sua importância.

Por enquanto, o Google não planeja vender anúncios nas páginas de notícias. Mas isso deve acontecer assim que a companhia lançar a versão final do serviço, ainda sem data definida. Marissa disse que o serviço ainda está em fase de teste e precisa mostrar-se bom para então ganhar publicidade.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página