Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2002 - 19h00

Aprenda a criar CDs de inicialização do sistema operacional

Pergunta
Como faço para criar um CD de boot?
Alexandre Fujihara
alxfujihara@yahoo.com.br

Folha Online:
Criar um CD de boot é muito mais fácil do que você imagina, Alexandre. Para isso, você terá que seguir duas etapas báscias: criar um disquete de boot e depois copiá-lo em um CD.

Vamos à primeira etapa. Selecione o menu Iniciar > Configurações > Painel de controle. Dê um duplo clique em "Adicionar e remover programas". Então clique na aba "Disco de inicialização" e escolha o item "Criar Disco". Agora basta seguir as instruções que aparecerão na tela.

Esse procedimento criará um disquete de boot --copiará todos os arquivos necessários ao sistema operacional.

Para a segunda etapa do processo, o ideal seria ter programas de criação de CDs com recursos mais avançados, como o Easy CD Creator ou o Nero Burning Rom --mais comuns nos PCs atualmente.

No caso do programa Easy CD Creator, basta você clicar na setinha ao lado do ícone "New" e escolher a opção "Bootable CD". Ele solicitará um disquete de boot (você insere o disquete criado com base nas dicas acima) e em seguida permitirá que você copie os arquivos que desejar para o CD-ROM.

Outro caminho mais complicado no No Easy CD Creator é entrar no menu Arquivo > Propriedades do layout do CD. Na guia "Definição de Dados", vá na opção de sistema de arquivos e mude essa opção para ISO 9660. Em seguida, marque a caixa "Inicialização".

Quando você clicar em OK, o programa solicitará um disquete de boot na unidade A:. Você coloca o disquete com as informações e está feito.

No Nero, selecione a opção de fazer um CD "bootável" no Wizard inicial. Copie normalmente os arquivos para o CD e na hora de inicializar a gravação ele pedirá o disquete.

Todos os programas de gravação razoavelmente recentes oferecem recursos semelhantes. Procure o caminho para definir a opção "Bootable CD".

Ao ler o disquete, o sistema colocará dois arquivos --IO.SYS e MSDOS.SYS-- no diretório raiz do CD. Depois de gravar o disco, é só mudar a Bios para que o computador leia o CD antes do disco rígido na hora de iniciar.

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

TV TV LED, 3D, FULL HD e Smart a partir de R$ 399,90

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página