Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2002 - 12h34

Robô aciona telecomandos domésticos e até chama a polícia

da France Presse, em Tóquio (Japão)

O grupo japonês de informática Fujitsu anunciou a criação de um robô capaz de acionar de telecomandos dos aparelhos domésticos à polícia, ao receber a ordem por telefone celular.

Batizado de Maron-1, o robô pode colocar em funcionamento os magnetoscópios, compostos pelos números de telefones pré-registrados, como o da polícia, repassando as imagens para um telefone celular, cuidar da entrada da casa e vigiar animais domésticos, entre outras coisas.

O Maron-1 tem a forma de um aspirador de pó, rolimãs de locomoção e câmaras circulares, que atuam como seus olhos. A empresa espera comercializar o robô ao preço inicial de US$ 1.620.

O robô registra os sinais infravermelhos dos telecomandos, repassando-os para os aparelhos domésticos a partir de mensagens enviadas de um telefone celular. Pesa 5 kg e pode movimentar-se automaticamente pela casa ou sob o controle de uma pessoa equipada com uma das últimas versões dos telefones celulares da NTT DoCoMo, dotados de acesso à web e um serviço de mensagens eletrônicas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página