Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2002 - 18h20

Novo boato da web usa nome do Bradesco para se espalhar

FERNANDA K. ÂNGELO
da Folha Online

Se você receber um e-mail alertando sobre um site espelho do Banco Bradesco, não precisa se preocupar. A mensagem não passa de um hoax (boato de e-mail que circula pela internet). Pelo menos isso foi o que o banco informou.

Está circulando pela internet um e-mail que finge ser uma mensagem do banco para seus clientes.

A mensagem diz que um site espelho do Banco Bradesco teria sido criado para roubar as informações pessoais de seus correntistas. O e-mail (copiado na íntegra, abaixo) alerta os correntistas sobre uma outra mensagem --inexistente, segundo o banco-- que estaria sendo distribuída pela web para os clientes do banco.

De acordo com o boato, essa mensagem traria um link para o falso site e, uma vez que o suposto site do Bradesco fosse aberto por esse link, todos os dados ali digitados seriam roubados.

Como todo bom hoax, o e-mail traz, no primeiro parágrafo, o pedido para que o leitor encaminhe a mensagem para o maior número de correntistas do Bradesco que conhecer. Essa é uma tática normalmente utilizada nesse tipo de boato para gerar tráfego para o e-mail.

O Bradesco informou que sua central de atendimento já está informada sobre o hoax e orientada para tranquilizar os correntistas do banco.

No entanto, Marco Antonio Bicca, engenheiro de sistemas da Symantec, sugeriu que o banco avisasse seus usuários, também por e-mail, ou postasse um comunicado em seu site sobre o boato que circula na internet. "Mais cedo ou mais tarde o e-mail vaza e os clientes do banco vão ficar sabendo." Nesse caso, seria melhor que soubessem pelo banco diretamente.

"Certamente quem recebeu a mensagem vai ficar com o pé atrás na hora de realizar transações on-line", disse Bicca.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página