Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/10/2002 - 09h59

Busque músicas na rede, grave CDs e imprima encartes

da Folha de S. Paulo

O melhor programa para baixar músicas da internet é o KaZaA. A legalidade desse software está sendo discutida na Justiça dos EUA, mas sua eficácia é inquestionável: no último domingo, o programa dava acesso a mais de 486 milhões de arquivos, que eram compartilhados por 2,7 milhões de usuários.

Atenção: como o KaZaA é acusado de instalar componentes parasitas (spyware) no micro, é preferível optar pelo KaZaA Lite (gratuito; 1,2 Mbyte; www.kazaalite.com), que é idêntico, mas supostamente não contém spyware.

Se você usar o limpador Ad-aware para proteger o PC, ele poderá acusar o KaZaA Lite de conter um parasita --o arquivo cd_clint.dll. Contudo a versão inclusa no KaZaA Lite é inofensiva. Para evitar confusão, remova o KaZaA (caso esteja instalado) e faça uma limpeza no micro antes de baixar a versão Lite.

Gravação e encartes
Os tocadores multimídia mais sofisticados já gravam CDs: MusicMatch, RealOne e Windows Media Player permitem criar discos sem recorrer a programas adicionais. Apesar disso, muitas vezes compensa instalar softwares específicos para gravação, pois os tocadores ficam devendo velocidade e funções importantes.

Além de ser mais rápido e estável, o Nero (gratuito até 31 de outubro; www.nero.com; 12,4 MB) se destaca pela versatilidade: grava discos com vídeo e facilita a criação de backups --cópias de documentos importantes. Por isso é caro: US$ 50.

Uma opção mais simples e acessível é o Nero MIX, que está no mesmo site, pode ser testado até 30 de novembro e custa US$ 22.

Depois de criar um disco, vale a pena imprimir seu encarte. Instale o coverXP (gratuito; www.coverxp.com; 2,1 MB), que dá acesso a uma biblioteca com milhares de capas já prontas.

Para transformar LPs em CDs, instale o Goldwave (www.goldwave.com; 845 KB), que pode ser testado ilimitadamente.

Download veja mais softs para melhorar o PC
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página