Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 18h10

Empresas recebem alerta sobre troca de música por rede corporativa

da Folha Online

A RIAA (associação das gravadoras norte-americanas), juntamente com a MPAA (associação das produtoras de filmes) e outras associações de autores de músicas nos Estados Unidos vão enviar uma carta para as 1.000 maiores companhias listadas pela revista Fortune alertando para o crescente número de trocas ilegais de arquivos que vem acontecendo nas grandes empresas de todo o mundo.

Na carta, que será enviada amanhã para os principais executivos dessas empresas, alerta para o fato de que a troca de músicas e filmes entre seus funcionários pode acarretar problemas judiciais para suas companhias.

"Parece que muitos usuários de redes corporativas estão aproveitando a conexão por banda larga para trocar arquivos por serviços P2P (peer-to-peer), além de distribuir esses arquivos pela rede corporativa, violando direitos autorais", escreveu o grupo.

"O uso da sua rede para piratear músicas e outros trabalhos protegidos por direitos autorais não apenas interfere no verdadeiro propósito com o qual a rede foi montada, como sujeita seus funcionários e sua empresa em questões legais."

A carta para as corporações é apenas uma parte da agressiva campanha do grupo, que visa impedir o acesso dos adeptos do P2P a redes rápidas que dão suporte a seus atos.

No início deste mês, os mesmos grupos enviaram uma carta semelhante para membros de universidades, alertando também para o crescente uso de suas redes com essa finalidade. Além de alertar para as questões legais envolvidas, o documento dizia que as universidades deveriam incentivar a proteção dos direitos autorais.

Embora as empresas tenham consciência do perigo a que estão expostas pela cópia e uso ilegal de software pos seus funcionários, a questão de violação dos direitos autorais ainda é novidade para elas, dizem os grupos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página