Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 16h40

Bugbear desbanca Klez e é o vírus mais ativo de outubro

da Folha Online

Em fim um vírus capaz de desbancar o Klez-H. Em outubro, segundo as estatísticas mensais da empresa de antivírus MessageLabs, o Bugbear foi o vírus que mais circulou pela internet, liderando a lista das pragas mais ativas do mês.

A empresa interceptou 576.286 cópias do Bugbear nas últimas quatro semanas. A MessageLabs bloqueou o Klez-H, segundo vírus que mais atacou em outubro, 484.647 vezes.

Conforme dados da MessageLabs, cerca de um em cada 320 e-mails estava infectado durante o mês de outubro, comparado a um em cada 30 no auge dos vírus Goner e I love you.

Outras pragas mais antigas, como o Yaha-E (com 197.534 tentativas de infecção), o SirCam (com 25,690) e o Klez-E (32,307) também tiveram destaque na lista dos vírus mais ativos da MessageLabs.

Na lista da Sophos, o Bugbear também foi o líder dos ataques, responsável or 77,6% dos telefonemas feitos para a central de atendimento da empresa.

Quando o Bugbear apareceu, no final de setembro, esperava-se que todo o alarde em torno dele servisse também para que os usuários atualizassem seus softs antivírus e com isso impedissem também a ação do Klez.

Isso aconteceu em partes, mas os dados da MessageLabs mostram que ele continua sendo um dos mais comuns vírus circulando na web, atacando cerca de três vezes mais do que o Bugbear nas últimas 24 horas. Isso indica que provavelmente ele voltará ao topo da lista novamente em novembro.

Top 10
1. BugBear
2. Klez-H
3. Yaha-E
4. SirCam-A
5. Klez-E
6. Magistr-B
7. Yaha-C
8. Hybris-B
9. Magistr-A
10. Greeting Card-A

Bugbear
O Bugbear foi descoberto na Malásia no final do mês de setembro e é capaz de desabilitar softs de segurança e roubar senhas e informações sigilosas.

O vírus se autocopia em um diretório do Windows e cria um arquivo .exe no sistema. Um vez ativado --normalmente quando o computador é reiniciado--, o vírus desabilita softs antivírus e firewall e instala um código maliciosos, detectado como Hoocker.dll. Qualquer coisa que o usuário digitar, como senhas ou informações pessoais, será enviada para o hacker.

Além disso, o vírus tenta infectar todos os computadores da rede através da lista de endereços ou arquivos compartilhados.

Leia também:

  • Remova o Bugbear do seu PC


  • Vírus? Defenda-se deles com Dicas & Truques
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página