Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/11/2002 - 12h05

Web brasileira cresce 2,44% e chega a 14,3 milhões de usuários

da Folha Online

A internet continua crescendo no Brasil. Em outubro de 2002, registrou alta de 2,44% no número de usuários com acesso a partir de suas casas, batendo a marca dos 14,3 milhões de internautas --19% mais do que em outubro do ano passado. Segundo o Ibope eRatings, as eleições atraíram muitos usuários.

Para Alexandre Magalhães, analista de internet do Ibope eRatings, a web brasileira dá sinais claros de crescimento, independentemente das incertezas econômicas vividas pelo país.

Segundo o instituto, porém, o número de usuários únicos no mês foi de 7,6 milhões, 1,67% menos do que em setembro, mas 24,5% a mais do que há um ano.

Propriedades
Com relação ao ranking de propriedades em outubro, o Ibope eRatings mostrou que ele permaneceu inalterado da primeira à décima colocação. O UOL continuou à frente, com 5,17 milhões de visitas únicas em outubro.

Atrás dele apareceram o IG, com 4,78 milhões, Globo.com (4,23 milhões), Yahoo (3,9 milhões), Terra (3,73 milhões), MSN (3,28 milhões), Microsoft (2,96 milhões) e AOL (2,34 milhões).

O site de buscas na internet Google manteve-se na nona colocação, com 2,18 milhões de visitantes únicos no mês. O CJB Management obteve 1,76 milhão de visitas únicas, ficando em décimo lugar.

Domínios
O ranking de domínios sofreu apenas uma modificação em outubro: o Google.com.br ganhou duas posições e apareceu na lista dos Top 10, na décima colocação.

Os primeiros lugares foram ocupados por UOL, IG, Globo.com, Yahoo, Terra, BOL, Microsoft.com, MSN.com e Kit.net.

Números trimestrais
Durante o terceiro trimestre de 2002 --julho a setembro--, o Ibope eRatings destaca a performance dos sites de e-commerce, que alcançou 4,8 milhões de usuário, 52,2% do total de usuários ativos do trimestre.

O número mostra, segundo Magalhães, que o próximo natal promete bater todos os recordes, em número de usuários comprando e em valores negociados também, já que todas as pesquisas indicam que quanto mais experiente for o internauta, mais ele consome on-line.

As eleições brasileiras na web
A internet também foi eleita por 1,7 milhão de brasileiros como fonte importante de informação sobre o pleito. E o mais importante é que esse número considera somente os internautas residenciais.

Os principais sites exclusivos criados para cobrir a eleição no Brasil foram apuracao.terra.com.br (754 mil visitas únicas), eleicoes.uol.com.br (513 mil), eleicoes2002.uol.com.br (405 mil), eleicoes.folha.uol.com.br (182 mil) e www.pt.org.br (136 mil).
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página