Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/11/2002 - 15h53

Pentium 4 ultrapassa 3 GHz; PCs com o chip já estão à venda

da Folha Online

Conforme adiantado pela Folha Online, a Intel fez o lançamento mundial do processador Pentium 4 de 3,06 GHz hoje. A Positivo Informática já anunciou a disponibilidade de PCs com o novo chip no Brasil.

O novo Pentium 4 terá o que a Intel chama de tecnologia Hyper-Threading --ou HT--, que torna um processador capaz de simular, para os sistemas operacionais e aplicativos, a presença de dois chips dentro do computador, o que pode, segundo especialistas, melhorar em até 25% o desempenho de alguns programas.

A Intel começou a oferecer a tecnologia Hyper-Threading em seus processadores e estações de trabalho Xeon, para servidores, em fevereiro, e agora oferece o recurso para computadores pessoais pela primeira vez.

Os sistemas de duplo processamento, que têm dois chips separados funcionando como "cérebro" de um computador pessoal ou servidor, são considerados muito caros para a maioria dos usuários domésticos.

"Com alguma programação e hardware adicional no chip, um aumento de 3% a 4% no hardware, eles estão fazendo parecer que há dois processadores e não um", disse Nathan Brookwood, analista principal da Insight 64, uma empresa de pesquisa de mercado e consultoria em Saratoga, na Califórnia.

Isso não só acelera os aplicativos, mas impede que os computadores travem quando diversos programas estão em operação simultaneamente, disse Brookwood.

Por exemplo, os sistemas podem congelar quando um usuário está trabalhando em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, o que força o processador a se dedicar intermitentemente a um e outro aplicativo. Entre outros exemplos está a navegação na web durante a execução de um programa antivirus, envio de e-mail e digitalização de um vídeo.

Além disso, certos aplicativos, como o Microsoft Outlook, tendem a usar parte muito grande dos recursos do processador, diz Brookwood. "Isso cria frustração para o usuário porque a máquina parece travada, o cursor não se mexe", diz. "A situação de travamento será melhorada dramaticamente com a tecnologia Hyper-Threading", afirmou o analista.

Disponibilidade
Computadores pessoais com a tecnologia HT e baseados no Pentium 4 de 3 GHz já estão chegando no mercado.

No Brasil, a Positivo Informática foi a primeira a anunciar a disponibilidade do PC com o novo processador da Intel. A empresa apresentou hoje a família POS-AT Series Q, cujos PCs sairão da fábrica --em Curitiba, no Paraná-- com configuração mínima de 256 MB de memória DDRAM, placa de vídeo de 64 MB, DVD de 16x, placa de rede Intel 10/100 Mbps, quatro portas USB e HD de 40 GB.

Com relação ao preço, a Positivo informou que a máquina com Pentium 4 de 3 GHz e configuração básica será vendida por R$ 6.490 (o preço pode mudar conforme a variação do dólar). Nesse valor está incluído um monitor de 15 polegadas, mas a empresa também oferece a opção de monitor LCD (com tela de cristal líquido), por um preço mais caro, evidentemente.

Os PCs da Positivo Informática podem ser comprados on-line, pelo site www.positivodireto.com.br.

Para os montadores de PCs, a Intel está vendendo seu novo processador por cerca de US$ 640 em lotes de 1.000 unidades.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página