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21/08/2000 - 18h22

Bertelsmann testa iniciativa contra pirataria musical na Internet

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da Deutsche Welle

Em guerra contra a pirataria musical na Internet, o grupo de mídia Bertelsmann, o maior da Europa, lançou uma iniciativa para cobrar preços módicos por downloads de títulos musicais.

A partir de meados de setembro, os interessados que se dispuserem a pagar uma taxa poderão ouvir ou puxar sucessos musicais na homepage www.musicdownload24.de.

O anúncio foi feito pelo diretor da BMG Entertainmet na Alemanha, Thomas Stein, durante a Popkomm, a feira de música pop, que terminou no fim de semana, em Colônia.

A taxa será de US$ 0,13 só para se ouvir a música e entre US$ 1,38 e US$ 2,31 para quem quiser fazer o download.

Trezentos títulos estarão à disposição, em uma fase de teste de três meses. A oferta limita-se a artistas sob contrato da BMG, mas as gravadoras estão confiantes de poder ampliá-la.

O fato de que as mesmas canções possam ser obtidas gratuita mas ilegalmente na rede "não deve levar a indústria fonográfica a cair na letargia", disse Stein, numa alusão à produtora americana Napster.

Dentro de cinco ou dez anos, a música pela Internet poderá se transformar numa fonte lucrativa de renda para a indústria fonográfica.

No comércio de CDs, a Internet é responsável apenas por 3,4% do faturamento. O representante da Bertelsmann está convencido de que em 2005 os downloads de música representarão uma parcela de 50%, estabelecendo-se ao lado de CDs e cassetes.

Os parceiros do projeto são as duas subsidiárias da Bertelsmann, Digital World Services e Lycos Europa. O portal Lycos colocou à disposição o mediaplayer Sonique, que até agora só estava em funcionamento nos Estados Unidos.

Durante a Feira de Música Pop em Colônia, a importância da Internet para a indústria fonográfica não se demonstrou somente na discussão e apresentação de estratégias contra a pirataria musical.

O crescente número de empresas online também serve de indicador. Dos 924 expositores, 200 pertenciam a esse setor e, pela primeira vez, o número de firmas estrangeiras superou o de alemãs (54%).

Após dois anos de vacas magras, a indústria fonográfica alemã voltou a ter lucros. Com 120 milhões de CDs, discos e cassetes vendidos, o setor registrou um aumento de 3,5% no primeiro semestre, em comparação a 1999. No ano passado, a indústria tivera suas vendas reduzidas em 10%, no mesmo período.

O êxito de vendas foi atribuído principalmente a músicos como Santana, Tom Jones, à banda alemã Tote Hosen e à orquestra cubana Buena Vista Social Club.

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