Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2002 - 15h02

Windows é opção mais barata para servidores que o Linux, diz IDC

da Folha Online

A Microsoft, temendo perder a disputa com o Linux no mercado de software para servidores, iniciou recentemente uma campanha para enfatizar as vantagens do Windows ao invés de ficar criticando o sistema de código aberto. Como parte dessa estratégia, encomendou uma pesquisa para a IDC, que concluiu que o Windows 2000 é mais econômico para as empresas do que o Linux.

De maneira geral, segundo o estudo, o Windows sai mais barato em termos de implementação e apoio. Operar um servidor com software gratuito Linux termina custando às empresas mais do que o software para servidores Windows, afirma o estudo divulgado pela IDC.

Os gastos com profissionais envolvidos na manutenção dos servidores equipados com Linux superam de longe os benefícios gerados pela obtenção gratuita ou a baixo custo do software, afirma o relatório do instituto de pesquisas de mercado.

A divulgação do estudo da IDC surge depois do vazamento de um recente memorando da sede da Microsoft, em Redmond, Estado de Washington. O documento pedia que a empresa deixasse de criticar softs de código aberto, como o Linux, e em lugar disso ressaltasse as vantagens de seus produtos.

Qualquer pessoa pode copiar e modificar livremente os programas de fonte aberta baseados no Linux, diferentemente do software exclusivo da Microsoft, o que fez do Linux um sucesso entre as empresas que tentam reduzir seus custos de tecnologia da informação.

Mas o custo total de propriedade, para além do custo inicial de aquisição do sistema, oferece um panorama diferente, diz Al Gillen, analista da IDC.

"Os custos totais de um sistema de servidores deveriam incluir o hardware, o software e a assistência. O estudo trata do custo de manter uma plataforma operacional ao longo de um período", disse Gillen. "A área em que os custos mais crescem é a de pessoal".

O estudo, conduzido alguns meses atrás, pesquisou os executivos de tecnologia da informação de 104 empresas norte-americanas sobre o investimento feito em sistemas Linux e Windows para servidores.

As máquinas que usam Windows 2000 eram mais baratas em termos de posse e operação quando usados para redes, armazenagem e compartilhamento de arquivos, impressão e segurança, concluiu o estudo da IDC, enquanto os que usam Linux eram mais baratos para hospedar sites na web.

O relatório argumenta que o Linux custa mais porque sua manutenção exige um maior número de administradores de rede.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página