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09/12/2002 - 15h24

CDs perdem mercado com popularização de aparelhos de DVD

da Folha Online

Parece que os aparelhos de CD, que ganharam muita popularidade desde o seu lançamento, na década de 80, estão perdendo o brilho --e terreno-- diante da crescente adoção dos aparelhos de DVD, que agora funcionam tanto para executar filmes quanto música e chegam a ser vendidos por até US$ 39 nos EUA.

E se a temporada de vendas natalinas deste ano serve de termômetro, os aparelhos de CDs devem terminar 2002 de escanteio nas casas norte-americanas. Isso porque redes de varejo como Wal-Mart Stores estão promovendo a venda de aparelhos de DVD a preços muito baixos para atrair ainda mais consumidores.

Na semana passada, entre outras promoções, o Wal-Mart anunciou um aparelho de DVD por US$ 48, enquanto a Best Buy --cadeia especializada em produtos eletrônicos número um dos Estados Unidos-- oferecia um aparelho de DVD ainda mais barato, por US$ 39. O primeiro aparelho eletrônico a cair vítima da onda até agora inabalável do DVD foi o vídeo.

Os analistas e os varejos cada vez mais perdem o interesse em aparelhos de CD domésticos, porque os fabricantes têm optado por criar máquinas integradas, incluindo DVDs, a fim de reduzir custos. Algumas máquinas de videogame, como o PlayStation 2 da Sony podem executar DVDs, além de discos compactos.

Desde que foram lançados, em 1983, os aparelhos de CD se mantiveram na vanguarda do entretenimento doméstico, e um número cada vez maior de consumidores adotou a versatilidade e qualidade dos discos compactos em substituição aos discos de vinil tradicionais.

Mas dada a crise na indústria da música e as dificuldades para deter a pirataria na internet, os consumidores têm poucos motivos para continuar gastando em aparelhos de CDs, na opinião dos analistas.

com agências internacionais
 

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