Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2002 - 13h01

SimCity 4 chega em janeiro de 2003 com novas regras

da Folha Online

O game de simulação de cidades SimCity chega a sua quarta versão em mais de dez anos de existência. A partir desta versão, o game da Maxis, publicado pela Electronic Arts, permitirá ao jogador construir casas e outros edifícios em terrenos acidentados --agora as cidades serão divididas por regiões, deixando de ser independentes.

Dia e noite também influenciarão o comportamento da cidade e dos sims em Sim City 4.

The Sims 4 tinha chegado no mercado prevista para o último mês de setembro, mas a Maxis adiou seu lançamento para meados de janeiro de 2003. Os últimos testes estão sendo realizados agora e, segundo o site de games GameSpot, será preciso gastar muito mais tempo com o The Sims 4 para entender como funcionarão os novos mecanismos do jogo.

Mudanças
Muita coisa mudou desde o lançamento do primeiro SimCity, em 1989. A série passou por uma porção de revisões e a cada nova versão, seus gráficos foram aperfeiçoados. O jogo ganhou fatores influenciadores na construção das casas e prédios, como água no subsolo e arranha-céus em 3D.

Porém, o jogo manteve sua idéia inicial desde a edição SimCity 3000, lançada em 1999. Embora o SimCity 4 seja familiar para aqueles que alguma vez jogaram qualquer uma das versões anteriores, ele amplia as convenções do jogo.

Agora, as ruas, prédio altos na zona urbana e jardins imundos, por exemplo, são algumas coisas que poderão ser vistas mais de perto, com o uso de zoom. Além disso, o jogador poderá controlar seus vizinhos, tentando satisfazer suas próprias vontades.

O jogo traz muito do que estaria presente em SimsVille, jogo que a Maxis planejava lançar para ocupar o espaço existente entre o The Sims e SimCity. A empresa cancelou o lançamento do terceiro game, mas levou boa parte da equipe envolvida em sua criação para o desenvolvimento de SimCity 4.

Assim como era planejado para o SimsVille, o SimCity 4 colocou personalidades básicas em cada um de seus habitantes.

Deus
Existe um modo no game em que você poderá fazer as vezes de Deus. Isso mesmo, como nas versões anteriores, SimCity 4 terá desastres naturais para deixar a simulação mais --ou menos-- realista.

No modo em que você é Deus, esses desastres estão totalmente sob seu controle, e não será problema controlar um tornado, por exemplo.

Cidades
Em SimCity 4, as cidades tornaram-se parte de regiões, formadas por até 64 cidades cada. Nas versões anteriores, em que cada cidade era isolada, a necessidade de ter que prover os mesmos serviços para cada uma vazia com que elas ficassem muito parecidas umas com as outras.

Agora que as cidades trabalham melhor umas com as outras, é possível construir diferentes tipos de cidades, sendo algumas dedicadas à indústria e produção pesada, outras para o comércio ou cidades estritamente residenciais, entre outras alternativas.

Embora esse modelo de região possa soar meio complicado, não é. Ao contrário, dessa maneira é mais fácil conectar as cidades de uma mesma região e descobrir como elas estão trabalhando juntamente. Ou seja, é mais fácil manter o orçamento controlado, uma das suas principais tarefas como prefeito das cidades.

Como já era de se esperar, haverá muito mais prédios pelas cidades em SimCity 4 --cerca de 850, três vezes mais do que na versão anterior do game.

Porém, na hora de analisar cada cidade em busca daquilo que pode ser aprimorado, é mais fácil localizar áreas vazias e perceber o que está sendo usado de maneira eficiente. Você poderá, por exemplo, notar se uma escola tem poucas crianças na área de lazer e então demitir professores que estiverem "sobrando" e investir os recursos em outras coisas..

Requisitos
Independentemente do quanto os gráficos evoluíram em SimCity 4, você não vai precisar de um PC tão potente para jogá-lo.

Parece que a Electronic Arts quer que o jogo rode em quase todos os computadores modernos para que as pessoas possam jogar a qualquer tempinho livre, até mesmo em um notebook no escritório.

Segundo a companhia, um processador Pentium 3 de 500 MHz com um cartão gráfico de 16 MB serão suficientes. Uma razão pela qual o game não demanda tanta performance é que a Electronic Arts deixou uma câmera que rotaciona entre quatro pontos e tem cinco zooms.

A Maxis, produtora do game, disse que colocar uma câmera livre teria feito com que o jogo demandasse três vezes mais capacidade dos computadores.

Games Veja os últimos lançamentos para PC
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página