Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2002 - 17h58

Usuários de PC ainda escolhem senhas muito fáceis, diz estudo

da Folha Online

Os usuários de computador ainda estão usando senhas muito fáceis de serem descobertas. Isso porque eles têm que guardar, em média, 21 senhas cada um, segundo um estudo da empresa de segurança NTA Monitor.

Uma pesquisa realizada com 500 pessoas em Londres, no Reino Unido, revelou que 84% delas atribuíram a escolha da senha à facilidade para guardá-las --e não porque são difíceis de ser descobertas por estranhos.

"Isso é muito preocupante", disse Kevin Foster, gerente de estratégia da NTA Monitor. "Os usuários estão 'deixando a chave na porta de casa'. Os cracker trabalham com milhares de combinações de senhas por minuto e se você escolhe uma palavra comum, não está nem um pouco seguro."

O estudo também descobriu que mais de 65% dos entrevistados nunca mudaram suas senhas.

Essa má escolha e mau gerenciamento de senhas podem ser atribuídos ao alto número de códigos secretos que os usuários de computadores têm que memorizar. Em média, eles têm que lembrar de 21 senhas cada --sendo que entre os "hard users" (aqueles viciados em computador) o número de senhas chegou a 70.

Para os especialistas, a senha apropriada deve mesclar letras maiúsculas e minúsculas e números. Assim, o usuário pode escolher entre 56 bilhões de combinações de senhas de seis dígitos. Algumas empresas de segurança recomendam o uso de senhas com oito caracteres.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página