Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2002 - 13h17

Icann aprova criação de novos domínios para a internet

da Folha Online

Se tem gente que ainda se enrola com as simbologias @, .com, .net e .org, é bom se preparar para a nova safra de domínios que a Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) deve liberar no ano que vem.

Em 2003, o órgão supervisor da internet deve liberar o registro de mais sufixos restritos apenas a organizações de ramos específicos, como o .edu --que existe nos Estados Unidos para as universidades e sites educacionais.

O plano de criação dos novos domínios foi aprovado ontem pela Icann em reunião realizada em Amsterdã (Holanda). O número exato e os nomes dos novos domínios serão determinados em uma reunião realizada no início de 2003.

Velha questão
Desde sua criação, em 1998, a Icann vem recebendo pedidos para que abra o sistema de nomes de domínio a uma ampla variedade de novos domínios --como .xxx e .web, por exemplo-- para reduzir a superlotação dos domínios estabelecidos, em especial do .com.

Em novembro de 2000, a organização aprovou diversos domínios novos --.biz, .info, .name, .pro, .coop, .museum and .aero--, mas vem enfrentando protestos de candidatos cujas propostas foram rejeitadas. Muitos também criticam a lentidão da entidade em responder às demandas da rede.

Nesses dois anos, quase um milhão de nomes foram registrados em .info. O domínio .biz teve 750 mil páginas novas, de acordo com o boletim State of Domain. O domínio .name tem progresso mais lento, com 85 mil usuários.

com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página