Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2002 - 16h45

Apple volta atrás, e Mac OS 9 continua em computadores novos

da Folha Online

A Apple pretendia que todos os seus computadores novos fossem iniciados com o Mac OS X em 2003. Mas a empresa voltou atrás e deve manter o modelo atual --os Macs têm os dois sistemas operacionais e são capazes de "bootar" tanto com a versão X quanto com a 9.2-- principalmente nos computadores que vender para escolas.

A mudança de estratégia reflete um problema que a Apple enfrenta há tempos: fazer clientes e fornecedores de software migrarem para o Mac OS X, lançado em março de 2001.

Na época, a versão mostrava gráficos turbinados, mas ficou devendo até mesmo suporte para DVD e drives de CD-RW. Ao mesmo tempo, desenvolvedores de software reclamaram das novas APIs (Application Programming Interface, uma interface de programação para criar aplicativos), que dificultaram a transição de softs para o Mac OS X.

Só quando o Mac OS X v10.1 foi lançado, em setembro de 2001, é que empresas como Adobe e Microsoft colocaram no mercado versões de seus softs compatíveis com o sistema.

Outras desenvolvedoras, no entanto, empacaram na versão 9.2 do sistema. Um exemplo é a Quark, que fabrica um popular software de publicações, o QuarkXPress. A situação criou um problema para usuários da Quark que gostariam de comprar um novo Mac, mas precisariam que o computador fosse iniciado pelo Mac OS 9.2.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página