Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2002 - 19h14

Veja onde pegar softs gratuitos para o PC na internet

da Folha Online

Pergunta:
Como posso obter programas como o WinZip e o Windows Media Player? Já fui em varias lojas, e eles não sabem e não têm à venda. Gostaria de saber quais os programas básicos para ter no computador e para navegar.
Nelson Geremia
(ngeremia@uol.com.br)

Folha Online:
Nelson, há na internet alguns sites específicos, como o www.download.com e o o www.superdownloads.com.br, conhecidos como "armazéns de programa", nos quais você encontra todo tipo de software para download.

Em muitos casos, o programa é gratuito. Na maioria, porém, somente o período de testes é grátis, depois, para continuar usando o software, você precisa comprar o produto --pela internet, em sites indicados por esses próprios serviços.

Vale a pena conferir. Lá você também encontra diversos produtos alternativos para a aplicação que você deseja, além de conferir breves descrições de cada software, o espaço que eles ocupam na memória do seu computador e outras informações.

Veja, abaixo, algumas dicas de software que tocam e organizam as músicas em seu PC.

Winamp: gratuito, 497 KB, classic.winamp.com
Toca arquivos MP3. Ágil, atende a usuários iniciantes e experientes, pois é muito fácil de usar e pode ser incrementado com a instalação de plug-ins (acessórios) disponíveis gratuitamente na internet. Prefira a versão 2.81; a versão 3.0 é quase idêntica, só que mais lenta.

RealOne Basic: gratuito, 8 MB, www.real.com/realone/trial.html
Se você não tem nenhum programa audiovisual e procura o mais completo, experimente o RealOne: o soft grava CDs sem limite de velocidade e transforma discos em arquivos MP3. Além disso, toca arquivos gravados em vários formatos e capta transmissões de streaming (formatos RealAudio e RealVideo, os mais comuns na internet). Exige um PC potente, pois é lento. Versão paga (US$ 20) imprime encartes.

Windows Media Player 9: gratuito, 8,6 MB, www.windowsmedia.com/download
Tem interface limpa, mas é pesado e não transforma músicas para o formato MP3 (usuário precisa comprar um acessório de US$ 10). Por outro lado, grava CDs sem limite de velocidade, toca streaming (formato Windows Media) e reproduz músicas gravadas em cinco canais. Usuários do Windows XP terão dificuldade caso queiram desinstalar o programa.

QuickTime: gratuito, 10 MB, www.apple.com/quicktime/download
Toca streaming no formato QuickTime. Oferece ótima qualidade de imagem, mas exige uma conexão de banda larga para funcionar bem.

MusicMatch Basic: gratuito, 9,1 MB, www.musicmatch.com
Toca vários formatos de música. É pesado, mas traz bons recursos: permite transformar arquivos de um formato para outro ou mudar sua taxa de compressão (função útil para quem possui um toca-MP3 portátil). A versão gratuita limita a velocidade de gravação de discos e inferniza o usuário com propaganda.

Radio@Netscape: gratuito, 2,2 MB, www.spinner.com
Acessa 165 estações de rádio on-line com programação variada: de bossa nova a heavy metal. Boa qualidade de som, mesmo em conexão lenta (56 Kbps).

DivX: gratuito, 3 MB, www.divx.com
Acessório para abrir filmes baixados com o KaZaA. O pacote de instalação inclui o tocador de vídeo Playa.

Dúvidas? Tire as suas em Dicas & Truques
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página